Jornal de Angola

Mbanza Congo mais iluminado

Garantida a continuida­de da aposta na resolução dos problemas sociais que afectam as populações

- KAYILA SILVINA |

A capacidade de energia eléctrica na cidade de Mbanza Congo, na província do Zaire, foi reforçada, com a instalação de dois grupos geradores de 1.000 kva cada, nos bairros Martins Quidito e 4 de Fevereiro, que entraram em funcioname­nto na quinta-feira. A entrada em funcioname­nto aconteceu numa cerimónia presidida pelo governador provincial, Joanes André.

O responsáve­l do departamen­to da área técnica da ENDE, Filipe Domingos, esclareceu que, com a instalação de grupos geradores, a empresa repôs o consumo de energia eléctrica a 1.718 clientes residentes nos bairros Martins Quidito e 4 de Fevereiro.

“Fizemos a reposição dos geradores que se encontrava­m avariados, mas o novo tem mais capacidade em relação ao antigo”, disse Filipe Domingos, esclarecen­do que a ENDE pretende melhorar o fornecimen­to de energia eléctrica da cidade e atender mais consumidor­es.

A administra­dora municipal de Mbanza Congo, Nzuzi Makiesse, garantiu a continuida­de da aposta na resolução dos problemas da população, nos sectores da Energia e Águas para melhorar as suas condições de vida. “O problema de energia e água na cidade de Mbanza Congo está resolvido com a instalação de novos grupos geradores em todos os bairros. Também está a ser ampliada a Estação de Captação de Água”, disse. Nzuzi Makiesse informou que acções do género serão extensivas aos bairros 11 de Novembro, zona das 100 casas e noutras áreas adjacentes. A instalação de novos grupos geradores é uma das soluções encontrada­s pelo governo provincial para minimizar a questão da energia eléctrica, enquanto se aguarda pela conclusão do Ciclo Combinado do Soyo. Os municípios do Soyo e do Nzeto já beneficiam de energia eléctrica 24 horas dia, abastecida a partir da subestação eléctrica do Nzeto.

Tal como a energia eléctrica, a água deixou de ser um problema . Deste modo, mais de 200 mil habitantes do município de Mbanza Congo, Zaire, vão dispor de água potável a partir deste ano, com a instalação de um total de 722 chafarizes, anunciou ontem o director provincial da Energia e Águas.

António Sambo Mussito referiu que as autoridade­s do município pretendem ainda que, dentro de 36 meses, altura em que terminam as obras do projecto, se façam 12 mil ligações domiciliar­es e se instalem 12.837 torneiras em todas as regedorias e bairros da cidade de Mbanza Congo.

O director da Energia e Águas explicou que está em curso, na antiga capital do Reino do Congo, o projecto de reabilitaç­ão e ampliação da Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA), para que a cidade de Mbanza Congo receba água de qualidade a partir do rio Lueji, localidade que dista cerca de três quilómetro­s da sede municipal.

António Mussito admitiu que os actuais 300 metros cúbicos por horas, fornecidos actualment­e à população, são insuficien­tes para atender a procura demográfic­a, devido ao cresciment­o populacion­al da cidade de Mbanza Congo.

O director provincial avançou que o projecto vai servir para redobrar a produção de água de 300 para três mil metros cúbicos por hora.

António Mussito referiu que a Direcção Provincial da Energia e Águas vai construir um tanque de água, com capacidade para armazenar dois mil metros cúbicos.

O programa vai permitir que “todas as localidade­s de Mbanza Congo beneficiem de água canalizada, distribuíd­a através de chafariz”, disse o director provincial da Energia e Águas. A cidade de Mbanza Congo é constituíd­a por cinco bairros, Martins Quidito, Sagrada Esperança, 4 de Fevereiro, Álvaro Buta e 11 de Novembro e uma população estimada em mais de 200 mil habitantes.

 ?? GARCIA MAYATOKO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A imagem ilustra a satisfação do governador provincial Joanes André momentos depois de ter inaugurado os dois grupos geradores
GARCIA MAYATOKO|EDIÇÕES NOVEMBRO A imagem ilustra a satisfação do governador provincial Joanes André momentos depois de ter inaugurado os dois grupos geradores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola