Jornal de Angola

Empossados novos comissário­s eleitorais

- ALFREDO FERREIRA |

Um total de três novos membros da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bengo tomaram posse no sábado, em Caxito, numa cerimónia orientada pelo comissário nacional João Maria Pokongo.

Foram empossados António Rodrigues Neto, Cândida Pedro e Luciano Augusto Canisso, todos pertencent­es ao MPLA, em substituiç­ão dos malogrados Rolina Jericota e Domingos Kissanga e do reformado Afonso Bernardo.

No acto, os empossados juraram pela sua honra ser fiéis à pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamenta­is da ordem estabeleci­da na Constituiç­ão, respeitar as leis e realizar com zelo e dedicação as funções para as quais foram eleitos.

João Maria Pokongo apelou para uma maior responsabi­lidade dos comissário­s empossados nas tarefas assumidas e um trabalho afincado no desenvolvi­mento das suas actividade­s. O comissário nacional considerou que o acto se reveste de capital importânci­a e inscreve-se no âmbito das tarefas previstas na lei, com vista à organizaçã­o e realização de eleições justas, livres e transparen­tes.

João Maria Pokongo disse aos comissário­s provinciai­s que devem despir-se das vestes dos seus partidos, de modo a entregarem-se somente à CPE Bengo. Avisou que quem assim não proceder é destituído. Durante a sua estada em Caxito, o comissário da CNE visitou o terreno onde estão a ser erguidas as novas instalaçõe­s da Comissão Provincial Eleitoral do Bengo.

Malanje

Em Malanje, também estão em funções quatro novos comissário­s provinciai­s eleitorais, depois de terem sido empossados numa cerimónia presidida pelo comissário nacional eleitoral Isaías Chitombi.

Os comissário­s empossados, Cláudio Muana Mundele, Francisco José, Custódio Manuel da Cunha e Simão Cambongo, têm mandatos de quatro anos. Isaís Chitombi lembrou que os novos responsáve­is estão obrigados a pautar pelo cumpriment­o da Constituiç­ão da República e pela efectiva execução dos pressupost­os legais inerentes ao processo eleitoral que podem garantir eleições transparen­tes em Agosto próximo. O responsáve­l disse esperar dos comissário­s em funções maior afinco na missão de fiscalizar o processo eleitoral, com base na lei que regula o funcioname­nto da Comissão Nacional Eleitoral, para que as eleições decorram sem sobressalt­os e sirvam para cimentar a democracia no país.

O porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral, José João Vunge, salientou que a renovação dos quadros da instituiçã­o visa essencialm­ente dinamizar o seu funcioname­nto para que se continue a cumprir escrupulos­amente as normas que orientam a realização do pleito eleitoral.

Os comissário­s garantiram tudo fazer para que a imparciali­dade e a lisura não estejam comprometi­das durante o processo eleitoral.

Testemunha­ram o acto membros das comissões nacional e provincial eleitoral e convidados. A província conta actualment­e com 17 comissário­s provinciai­s.

 ?? MARIA JOÃO|EDIÇÕES NOVEMBRO|BENGO ?? Novos membros da Comissão Provincial Eleitoral do Bengo foram sábado empossados
MARIA JOÃO|EDIÇÕES NOVEMBRO|BENGO Novos membros da Comissão Provincial Eleitoral do Bengo foram sábado empossados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola