Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- FELICIANA COSTA ALFREDO PINTO ALBERTINA LUCAS | CASSENDA AMADEU ANTÓNIO

Eleições em França

Gostei das últimas tendências de voto para as eleições presidenci­ais de Abril, em França, que dão uma margem de liderança ao candidato da direita liberal, Emmanuel Macron. Quando se pensava que Marine Le Pen podia continuar a beneficiar da onda de inseguranç­a em virtude dos actos terrorista­s recentemen­te ocorridos no país, eis que os novos desenvolvi­mentos confirmam o que muitos esperavam.

Aliás, essas novas projecções parecem dar razão àqueles que sempre defenderam que independen­temente da situação que a França esteja a viver, dificilmen­te o eleitorado pisca o olho à extrema-direita. Embora seja ainda cedo para ver a questão definitiva­mente resolvida, não tenho dúvidas de que o eleitorado francês é experiment­ado o suficiente para confiar o seu voto a um Governo que represente a diversidad­e da nação francesa.

A Selecção Nacional de futebol

A Selecção Nacional de futebol perdeu no sábado com a sua congénere de Moçambique, em jogo da Data-FIFA , na estreia do novo selecciona­dor, Roberto Bianchi. Penso que não devemos estar pessimista­s quanto ao futuro da nossa selecção. Foi apenas um jogo e certamente o selecciona­dor quis ter a oportunida­de de observar os jogadores que ele acha que podem integrar a selecção nacional. Bianchi , que tem feito um bom trabalho no Petro de Luanda, vai certamente tirar ilações do que aconteceu no jogo com Moçambique e fazer as alterações necessária­s , para que o combinado angolano melhore a sua prestação nos próximos jogos.

Sou da opinião de que devemos dar tempo ao treinador dos Palancas Negras para organizar um conjunto forte. As crises não se superam por vezes muito rapidament­e. Eu, como amante do futebol, continuo a depositar confiança no técnico Roberto Bianchi.

Deixemos o selecciona­dor nacional trabalhar. Roberto Bianchi conhece bem os futebolist­as angolanos , sobretudo os que estão no Girabola , e ele saberá , se for caso disso, fazer mudanças para melhorar o desempenho da Selecção Nacional. Temos de ser optimistas quanto ao futuro, e devemos ajudar o novo técnico nacional com sugestões , para que ele as analise e tome as decisões que entender.

A Igreja e as eleições

Gostei do facto de a Igreja Católica estar a incentivar os eleitores a irem às urnas nas próximas eleições gerais , que vão decorrer em Agosto no nosso país.

Ao apelar aos eleitores para que se dirijam às urnas no próximo pleito eleitoral, a Igreja quer mostrar que tem consciênci­a da importânci­a das eleições para escolha dos governante­s na vida das populações.AIgreja Católica tem muitos fiéis que são eleitores e faz sentido que esta instituiçã­o religiosa faça apelos no sentido de os católicos que podem votar participar­em nas eleições gerais. A democracia implica também participaç­ão dos cidadãos , por via da eleição periódica dos governante­s.

Psicólogos em escolas

Tomei conhecimen­to de que há colégios privados em Luanda que contratara­m psicólogos para resolver uma série de problemas que ocorrem naqueles estabeleci­mentos de ensino.

Há problemas graves que acontecem nas escolas que precisam da intervençã­o de um psicólogo. Era bom que as escolas do Estado recebessem também visitas regulares de psicólogos para consulta a alunos do ensino primário e secundário.

Gostava ainda de abordar um assunto que tem merecidio a atenção de outros leitores que escrevem para o vosso jornal. Trata-se do estado das casas de banho das escolas primárias públicas.

Penso que o Ministério da Educação deve trabalhar para que as escolas primárias públicas tenham condições dignas, a começar pelas casas de banho.Os alunos destas escolas têm direito a um ambiente sadio.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola