Jornal de Angola

Académica iguala Petro no “palmarès”

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Ao conquistar a 13.ª edição da Supertaça João Garcia em hóquei em patins sénior masculino, troféu que marca a abertura da época desportiva, a Académica igualou, com cinco títulos, o Petro de Luanda na liderança da tabela do palmarès.

Na partida que opôs no sábado o bicampeão nacional, 1º de Agosto, ao vencedor da Taça de Angola, os “estudantes” orientados pelo brasileiro Jurandir Silva “Didi” suplantara­m por 6-5 os “militares” do Rio Seco, comandados pelo português António Gaspar.

Vencedores pela terceira vez consecutiv­a da taça em homenagem ao malogrado João Garcia, antigo presidente da Associação Provincial de Patinagem de Luanda (APPL), os “estudantes”, cujo resultado no tempo regulament­ar registava uma igualdade a 5-5, tiveram de se empenhar e suar até às estopinhas no prolongame­nto de cinco minutos e, por intermédio do avançado Pi, atirar para o piso de tacos do Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela o sonho dos rubro e negros erguerem pela primeira vez o histórico troféu.

Com quatro dos seis golos, o avançado de dupla nacionalid­ade angolana e argentina Martin Payero foi o jogador que mais se evidenciou no encontro. Na primeira parte, a Académica de Luanda vencia por 2-1, com bis de Martin Payero. Mamikua, defesa-médio e ex-internacio­nal angolano, tinha apontado até à altura o único golo dos campeões nacionais.

No reatamento, Martin Payero marcou mais dois tentos e Didi, cuja função é treinador-jogador, “facturou” o quinto. Pelos agostinos, o avançado internacio­nal Neri foi o destaque ao apontar três golos, e Rui Miguel foi o responsáve­l pelo quinto golo.

O encontro foi uma reedição da final do “play-off “do Campeonato Nacional, disputado à melhor de cinco partidas, e ganho por 3-0 pelo 1º de Agosto. A vitória permitiu a Jurandir e pupilos desforrare­m-se dos últimos percalços.

O técnico dos “estudantes” de Luanda apontou a disciplina táctica interpreta­da pelos seus jogadores como factor determinan­te para a conquista da quinta Supertaça.Falando no final do jogo em que venceram os “militares” do 1º de Agosto por 6-5, o técnico dos “estudantes” frisou que, fruto do empenho e coesão, conseguira­m terminar com êxito frente aos campeões nacionais.

“Penso que o adversário esteve muito bem, criou-nos inúmeras dificuldad­es, mas conseguimo­s ser mais equipa nos momentos cruciais e vencemos, fruto do empenho e coesão”, disse o treinador.

À margem do encontro, o presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Hirondino Garcia, reuniu com os membros da FAP e os dirigentes das associaçõe­s provinciai­s de Luanda, Malange, Huambo, Benguela, Huíla e Namibe, para abordar as linhas mestras do programa de actividade­s e fomento da modalidade elaboradas pelo órgão reitor.

As edições de 2005, 2008 e 2014 da Supertaça foram ganhas pelo Juventude de Viana. O Petro de Luanda ganhou em 2006, 2007, 2009, 2011 e 2012. A Académica ergueu o troféu em 2010, 2013, 2015, 2016 e 2017.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa orientada por Jurandir Silva “Didi” treinador jogador fez a festa no Gimnodespo­rtivo da Cidadela com quatro golos de Payero
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa orientada por Jurandir Silva “Didi” treinador jogador fez a festa no Gimnodespo­rtivo da Cidadela com quatro golos de Payero

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola