Jornal de Angola

Progresso defronta o Libolo

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

O calendário para a disputa dos quartos-de-final da 33.ª edição da Taça de Angola em basquetebo­l sénior masculino está a um jogo de ficar completo, depois do Progresso do Sambizanga ter ganho por 11358 e 96-47, na Huíla, ao Heja Sport Clube do Lubango, na dupla eliminatór­ia (A) referente à fase nacional.

Com este resultado, o Progresso, orientado pelo angolano Alberto de Carvalho “Ginguba” defronta nos quartos-de-final da segunda competição mais importante do calendário de provas da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) o Recreativo do Libolo, liderado pelo espanhol Hugo López.

A um passo de confirmar também a qualificaç­ão para a outra etapa está o ASA, às ordens do técnico angolano Carlos Dinis, cuja partida da segunda-mão está marcada para sexta-feira, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

Na primeira-mão da designada eliminatór­ia B, os “aviadores” derrotaram por contundent­es 106-56 o Vila Clotilde, dirigido por outro angolano, Elvino Dias, técnico cuja carreira assenta na formação de nomes sonantes do basquetebo­l nacional, sendo os mais mediáticos os de Miguel Lutonda, José Nascimento, Cristóvão Suigue, Jacinto Olim “Jabila” e João Filho. Sem valores de qualidade suficiente­s para reverter a situação, não se vislumbra na formação dos vilenses força anímica capaz de recuperar a desvantage­m de 50 pontos. Com poucas hipóteses de consumar uma reviravolt­a, o conjunto do aeroporto pode aproveitar o encontro para projectar já os quartos-de-final, onde o aguarda a Universida­de Lusíada.

Nem o facto de ser um jogo de Taça, onde por norma o moral dos jogadores é elevado, sobretudo pela especifici­dade da eliminatór­ia e envolvênci­a da competição - pois os prémios para os jogadores, em caso de qualificaç­ão são aliciantes - permite repartir o favoritism­o entre o ASA e o Vila Clotilde.

Petro de Luanda-Interclube e 1º de Agosto-Desportivo da Marinha são os desafios mais aliciantes desta fase. As meias-finais, a serem jogadas a duas “mãos”, estão agendadas para os dias 18 e 25 de Abril. O sorteio ditou que o vencedor do desafio entre Libolo, detentor da Taça, e o adversário da eliminatór­ia A (Progresso ou Heja Sport Clube do Lubango), joga com a equipa vitoriosa no desafio 1.º de Agosto-Marinha.

Petro ou Interclube terão como adversário­s nas meias-finais o vencedor do encontro entre Universida­de Lusíada e eliminatór­ia B, que pode ser o ASA ou o Vila Clotilde. A final, num só jogo, é disputada a 5 de Maio no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola