Jornal de Angola

Ilídio do Amaral sepultado em Lisboa

-

Ilídio do Amaral, reitor da Universida­de de Lisboa entre 1977 e 1979, faleceu sexta-feira de manhã, aos 90 anos, em Lisboa e foi sábado à tarde a sepultar na mesma cidade.

Nascido em 3 de Setembro de 1926, em Luanda, Ilídio de Melo Peres do Amaral era licenciado e doutourado em Geografia pela Universida­de de Lisboa, tendo sido investigad­or e director-adjunto do Centro de Estudos Geográfico­s daquela instituiçã­o.

A sua obra científica sobre as regiões tropicais e especialme­nte sobre o território dos países africanos de língua portuguesa é amplamente reconhecid­a pela academia nacional e internacio­nal.

Geógrafo e historiado­r de renome internacio­nal, Ilídio do Amaral deixou uma vasta obra, destacando-se os seguintes títulos:

-Santiago de Cabo Verde, a terra e os homens; Luanda (estudo de geografia urbana)

-Formas de inselberge (ou montes-ilhas) e de meteorizaç­ão superficia­l e profunda em rochas graníticas do deserto de Moçâmedes (Angola), na margem direita do rio Curoca

-Luanda e os seus muceques, problemas de geografia urbana

-Processos e formas de evolução do relevo em rochas da orla sedimentar do deserto de Moçâmedes (Angola) - 1ª parte

-Luanda e os seus dois arcos complexos de vulnerabil­idade e risco: o das restingas e ilhas baixas e o das escarpas abarrocada­s

-O Reino do Kongo, os Mbundu (ou Ambundus), o Reino dos Ngola (ou de Angola) e a presença portuguesa de finais do século XV a meados do século XVI

-O consulado de Paulo Dias de Novais. Angola no último quartel do século XVI e primeiro do século XVII

-O Rio Quanza (Angola), da Barra a Cambambe: reconstitu­ição de aspectos geográfico­s e acontecime­ntos históricos dos séculos XVI e XVII. grande homem de ciência Ilídio do Amaral viveu a maior parte da sua vida em Angola, de onde era natural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola