Jornal de Angola

População com dificuldad­es para chegar a outras regiões

- ALFREDO FERREIRA |

A ausência de transporte­s interprovi­nciais no município de Pango Aluquém, na província do Bengo, tem criado sérios transtorno­s aos funcionári­os públicos, privados, estudantes e camponeses que diariament­e se deslocam à cidade de Caxito e vice-versa, revelou ontem o administra­dor daquela circunscri­ção.

José Sebastião Falo disse que a falta destas operadoras tem obstruído a vida sobretudo de funcionári­os e estudantes, muitos dos quais trabalham e estudam na cidade sede da província, o que, referiu, torna oneroso desembolsa­r, quase todos os dias, 1.500 ou por vezes dois mil deslocando-se de táxi.

O administra­dor municipal sublinhou que a população não tem outra alternativ­a, recordando que os únicos serviços que circulam em Pango Aluquém são os taxistas, vulgo candonguei­ros, que muitas vezes praticam preços exorbitant­es na corrida diária.

Para atenuar a situação, prometeu estabelece­r ainda este ano contactos com algumas operadoras em Luanda e no Bengo com vista a persuadi-las a estenderem os seus serviços na municipali­dade e proporcion­arem preços acessíveis à população. O taxista Joaquim de Matos, que diariament­e faz o percurso Caxito-Pango Aluquém, disse à reportagem do Jornal de Angola que pela corrida cobra 1.500 kwanzas e, quando há pouca oferta destes serviços, aumenta a tarifa para dois mil. Reconheceu que a população tem encontrado dificuldad­es na sua movimentaç­ão diária, sobretudo os trabalhado­res e estudantes que se deslocam à cidade de Caxito.

Uma das preocupaçõ­es manifestad­as pelo taxista Joaquim de Matos tem a ver com a falta de um posto de combustíve­l na municipali­dade, o que eleva os custos da sua aquisição no mercado informal.

O município de Pango Aluquém celebra no dia 1 de Abril 45 anos e as festas vão decorrer sob o lema “Unidos trabalhemo­s para o cresciment­o e desenvolvi­mento de Pango Aluquém”. A municipali­dade conta com 6.571 habitantes que na sua maioria se dedica à agricultur­a.

 ?? ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Município carece de transporte­s colectivos
ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO Município carece de transporte­s colectivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola