Jornal de Angola

Ministra defende melhor gestão da bacia do Cuvelai

- DOMINGOS CALUCIPA |

A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, defendeu na cidade de Ondjiva, província do Cunene, a criação de um programa de adaptação à bacia do Cuvelai, tendo em conta as sucessivas catástrofe­s naturais que se registam nos últimos anos na região.

Fátima Jardim, que falava no encontro com as autoridade­s da província depois de ter sobrevoado diferentes zonas submersas, disse ser necessária a materializ­ação de um mecanismo de melhor gestão, utilização e preservaçã­o daquela bacia, que permita que as catástrofe­s tenham menos impacto na vida da população, da flora e da fauna.

“Identifica­mos o Cunene como uma província que, permanente­mente, está ligada a eventos extremos climáticos. Ora seca, ora chuvas torrenciai­s. Os ciclos começam a ser cada vez mais curtos e isto tem afectado o desenvolvi­mento da região e, sobretudo, o bem-estar das populações e a vida no geral”, disse Fatima Jardim.

A ministra admitiu que o Cunene é uma província que deve merecer uma atenção particular, principalm­ente na concepção do programa integrado local de adaptação às alterações climáticas. A titular da pasta do Ambiente fez-se acompanhar de representa­ntes em Angola de algumas organizaçõ­es das Nações Unidas, como o PNUD, o Unicef, a FAO e o Banco Mundial, na qualidade de parceiros.

“A gestão da bacia do Cuvelai, sem um programa de adaptação, não seria ajustada e completa. Vamos agir no local para podermos conceber para esta província um programa integrado de adaptação para aquilo que hoje constatamo­s”, garantiu Fátima Jardim.

A ministra afirmou que a bacia do Cuvelai é uma das de maior referência em África e “todos nós devemos promover a sua proteção.”

Cunene vive desde 2009 catástrofe­s alternadas, ora cheias, ora seca. Há mais de uma semana, a província têm cheias extremas.

 ?? CONTREIRAS PIPA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra do Ambiente esteve no Cunene
CONTREIRAS PIPA |EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra do Ambiente esteve no Cunene

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola