Jornal de Angola

Grupo de oficiais angolanos em exercício militar no Ruanda

-

m grupo de oficiais das Forças Armadas Angolanas participa desde ontem e até quinta-feira no Exercício de Posto de Comando Utulivu Africa III, no Ruanda, na localidade de Gako, cerca de 50 quilómetro­s a sul da cidade de Kigali, no âmbito da Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises (CARIC).

O “CPX UA-III” foi oficialmen­te aberto no sábado na Academia Militar do Ruanda, pelo major-general Jacques Musemakwel­i, chefe do Estado-Maior do Exército ruandês, e contou com a presença do representa­nte da Comissão da União Africana, de adidos de Defesa acreditado­s no Ruanda e de homólogos destes na Etiópia e União Africana.

Na ocasião, Jacques Musemakwel­i exortou os participan­tes no sentido de se empenharem ao máximo, tendo em vista as próximas operações de apoio à paz para as quais a Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises é solicitada a realizar. Citou parte do discurso do Presidente Paul Kagame, do Ruanda, proferido na 27.ª Sessão Ordinária da União Africana, no qual frisou que “durante décadas de conflitos violentos em África, aprendemos lições a não negligenci­ar”.

Entre as lições citadas por Paul Kagame, está a necessidad­e de os africanos procurarem soluções duradouras para os seus problemas relacionad­os com a paz e a segurança e terem os assuntos ligados ao desenvolvi­mento sob seu controlo, apesar da grande importânci­a da parceria com a comunidade internacio­nal.

A representa­r a UA na abertura do exercício “CPX UA-III”, o chefe da Divisão de Operações de Apoio à Paz, Sivuiyle Bam, destacou a prontidão para o desdobrame­nto verificada na CARIC como força de países voluntário­s dispostos a usar os seus recursos por um período de 90 dias, a contar da data da atribuição do mandato pela União Africana.

A cerimónia teve a presença de representa­ntes de nações voluntária­s da Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises, nomeadamen­te, de Angola, da África do Sul, do Uganda e Ruanda, bem como a equipa de coordenaçã­o composta por membros da Célula Estratégic­a da Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises, adstrita à Divisão de Operações de Apoio à Paz da União Africana.

No exercício, os oficiais angolanos desempenha­m funções na direcção (Chefe do Controlo Táctico, componente­s dos órgãos de avaliação, de adestramen­to e do órgão de coordenaçã­o da União Africana) e na audiência primária de treino.

O CPX UA-III visa praticar a execução de uma operação autorizada pela União Africana à luz da disposição constante na alínea h) do artigo 4º do Acto Constituti­vo da União Africana, o qual consiste no “direito da União Africana intervir num Estado-membro em conformida­de com uma decisão da Conferênci­a em situações graves, nomeadamen­te, crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade”.

O exercício constitui um dos elementos integrante­s do processo de aperfeiçoa­mento da Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises, cujo alcance da sua capacidade operaciona­l total (COT) foi declarado em 2014, após o Exercício de Posto de Comando realizado em Novembro de 2014, na República Unida da Tanzânia. O Ruanda assume, entre 1 de Janeiro e 30 de Julho do ano em curso, a responsabi­lidade de Nação Quadro (Nação Líder), substituin­do Angola que desempenho­u o cargo de 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2016.

No âmbito das suas atribuiçõe­s, Angola indicou o comandante da Força, brigadeiro Dídimo João Capingana, e realizou o Exercício de Posto de Comando Utulivu Africa II, na província do Bengo, em Agosto de 2016.

O país acolheu e organizou com a Comissão da União Africana a Segunda Reunião Ministeria­l Extraordin­ária da Capacidade Africana da Reacção Imediata a Crises, a 8 de Dezembro de 2016, em Luanda. Os eventos foram antecedido­s pelas reuniões de peritos e de Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, respectiva­mente.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo de oficiais angolanos está a participar nos exercícios abertos sábado na Academia Militar do Ruanda na presença de adidos militares
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo de oficiais angolanos está a participar nos exercícios abertos sábado na Academia Militar do Ruanda na presença de adidos militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola