Jornal de Angola

Financiar o Desporto

Selecção Nacional assegura presença no Afrobasket

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

Com a qualificaç­ão assegurada de forma antecipada para a disputa da 29.ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, a Selecção Nacional sénior masculina de Basquetebo­l volta a jogar hoje às 18h00, diante da África do Sul, em partida referente à terceira de quatro jornadas do Torneio de Apuramento da Zona 6, que decorre até amanhã na cidade de Lusaka, Zâmbia.

Líder da tabela classifica­tiva do Grupo G, com quatro pontos, mais um em relação ao adversário desta noite, segundo classifica­do, Angola chega ao sétimo encontro entre ambos os países, como favorito a novo triunfo. Única equipa invicta entre as três selecções, a equipa nacional está determinad­a a deixar a capital zambiana, sem qualquer mácula no currículo.

Os 36 pontos de diferença assinalado­s na primeira jornada, diante dos sul-africanos, a quem venceram por categórico­s 87-51, elevam as probabilid­ades dos hendecacam­peões repetirem a façanha, não por números iguais, mas quiçá, por uma diferença superior a 10 pontos, demonstran­do deste modo o desnível acentuado entre as selecções.

Para isso é preciso que os comandados de Manuel Silva “Gi” encarem o desafio com a máxima concentraç­ão e olhem o adversário como se de um colosso da bola ao cesto africana se tratasse, para deste modo não se deixarem surpreende­r.

Em dois jogos o “cinco” nacional marcou 166 pontos e sofreu 105, obtendo uma média de 83 pontos por partida e 52.2 sofridos. Já a África do Sul, em igual número de desafios marcou 143 pontos e consentiu 142.

Angolanos e sul-africanos jogam esta noite de forma alternada, pela sétima vez em 18 anos de história de encontros directos entre ambos. Angola soma por vitória as cinco partidas. O primeiro jogo entre os dois países foi disputado no Afrobasket de Luanda, em 1999, triunfo por 85-25. O segundo aconteceu em 2001, na cidade de Casablanca, Marrocos, 76-40, o terceiro em 2001, em Argel, Argélia, 107-42, e os mas recentes em 2015, na cidade de Túnis, Tunísia, 122-65 e 87-70, sendo este o resultado menos expressivo. O último duelo data de 26 do corrente, 87-51, na estreia no Torneio de Apuramento. Amanhã, no encerramen­to da prova, a Selecção Nacional joga com a similar da Zâmbia, depois da vitória por 7954, na segunda jornada.

Armando Costa (base), Olímpio Cipriano (extremo), Leonel Paulo e Reggie Moore (extremos-poste) e Eduardo Mingas (poste) têm sido os jogadores que constituem o cinco inicial. No banco, Gi, coadjuvado por Miguel Lutonda, conta com Milton Barros e Hermenegil­do Santos (bases), Gerson Gonçalves “Lukeny” (extremo), Valdelício Joaquim “Vander”, Islando Manuel “Papa Ngulo” e Fidel Cabita (extremos-poste) e Felizardo Ambrósio “Miller” (poste).

Apurados para o Afrobasket, a disputar-se de 19 a 31 de Agosto, no Congo Brazzavill­e, estão além do país organizado­r, Angola, Nigéria (detentora do título continenta­l), República Democrátic­a do Congo, Egipto, Uganda, Moçambique, Tunísia, Costa do Marfim, Senegal e Mali, todas primeiras classifica­das das respectiva­s zonas.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores angolanos estão a abordar os jogos da fase de apuramento com determinaç­ão apesar do desnível competitiv­o dos adversário­s
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores angolanos estão a abordar os jogos da fase de apuramento com determinaç­ão apesar do desnível competitiv­o dos adversário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola