Jornal de Angola

Sector das águas expande serviços

MAIOR APROXIMAÇíO NO LOBITO Novos sistemas de distribuiç­ão permitem aumentar as ligações domiciliar­es

- JESUS SILVA

A Empresa de Águas e Saneamento do Lobito (EASL) vai estender a sua rede, através da criação de novos sistemas de distribuiç­ão, sobretudo nas zonas altas dos municípios do Lobito e Catumbela, anunciou ontem o presidente do conselho de administra­ção.

Henrique Calenga referiu que a execução do programa faz parte das grandes estratégia­s da empresa que visam inverter o actual deficit de 20 por cento que se regista no fornecimen­to de água às populações.

Com este plano, disse o presidente do Conselho de Administra­ção da EASL, as duas municipali­dades e outras localidade de Benguela vão assistir brevemente a várias ligações domiciliár­ias.

Para o efeito, Henrique Calenga avançou que estão a ser implementa­dos projectos nos sistemas do Lobito Velho, nos bairros da Bandeira e do Bar Africano, o que originaram o aumento da capacidade de distribuiç­ão com mais 400 cúbicos por hora.

Henrique Calenga disse que os projectos em curso permitiram ainda a expansão de mais 36 quilómetro­s de rede, perfazendo um total de 340 quilómetro­s de rede. Assim, cerca de 91.800 pessoas da zona alta da cidade do Lobito estão a ser beneficiad­as actualment­e com água em quantidade e qualidade. Dos projectos em curso, Henrique Calenga avançou a execução do novo sistema de distribuiç­ão para a zona alta do Lobito, que inclui a Centralida­de local, com vista a resolver o deficit ainda existente naquela região. “Arranca, em breve, o novo projecto para levar água à nova Centralida­de do Luongo, no município da Catumbela”. Henrique Calenga afirmou que, em 2016, foram feitas mais de 14 mil ligações domiciliár­ias, acções que estão a contribuir para a melhoria das condições sociais e qualidade de vida da população. “Entre outros projectos, a empresa pretende colocar os seus serviços mais próximos das comunidade­s, com a abertura de agências, para que se possam efectuar contratos de ligações domiciliár­ias, pagamentos e reclamaçõe­s”, concluiu.

 ?? JESUS SILVA|SUMBE|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Está também prevista a abertura de mais agências para descongest­ionar as existentes e permitir outros contratos de ligações domiciliar­es
JESUS SILVA|SUMBE|EDIÇÕES NOVEMBRO Está também prevista a abertura de mais agências para descongest­ionar as existentes e permitir outros contratos de ligações domiciliar­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola