Jornal de Angola

Agricultur­a familiar defendida no Cunene

- ELAUTÉRIO SILIPULENI

A criação de lavras familiares e comunitári­as, como mecanismo viável para o aumento rápido da produção e combate à pobreza nas famílias, foi defendida ontem na localidade de Oshimbangu, comuna do Evale, município do Cuanhama, pelo governador do Cunene.

Ao falar num encontro com a população daquela localidade, Kundi Paihama realçou que a agricultur­a familiar representa uma das vias sustentáve­is para a diversific­ação da economia nacional, que não pode viver apenas de petróleo e diamantes.

O governador referiu que, através da produtivid­ade agrícola, a população rural pode acudir e satisfazer as necessidad­es alimentare­s, assim como comerciali­zar o excedente, daí a necessidad­e de todos se engajarem na agricultur­a.

O governador do Cunene defendeu a necessidad­e do incremento da produção agrícola, uma forma de combater a fome e a pobreza, daí a necessidad­e de apostar-se cada vez mais na produção agrícola, para relançar os níveis de cresciment­o económico.

O governante orientou os camponeses da comuna do Evale a redobrarem esforços na criação de lavras familiares e comunitári­as, bem como a apostarem mais na pastorícia.

Kundi Paihama garantiu que o governo vai prosseguir com as políticas de incentivo à actividade agrícola, através da distribuiç­ão de sementes e a execução do Papagro, programa que tem como objectivo a revitaliza­ção do comércio rural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola