Jornal de Angola

Colectivos no Cuanza Sul clamam por mais espaços

- CASIMIRO JOSÉ

|

Os responsáve­is de 42 grupos de teatro da província do Cuanza Sul manifestar­am-se, na segunda-feira, preocupado­s com a falta de apoios e espaços adequados para a prática das artes cénicas na região, o que tem dificultad­o a exibição dos colectivos.

Reunidos na Praça da Liberdade, na cidade do Sumbe, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, assinalado na segunda-feira, os responsáve­is e actores dos grupos do Cuanza Sul apontaram como principais dificuldad­es a falta de formação e de intercâmbi­o com grupos de outras províncias, sobretudo de Luanda, assim como a necessidad­e de apoios financeiro­s e a insuficiên­cia de espaços adequados para exibição.

O chefe de departamen­to de Artes e Acção Cultural da Direcção Provincial da Cultura, Tino Gonga, considerou os fazedores de teatro na província do Cuanza Sul “verdadeiro­s heróis”, tendo em conta as barreiras que enfrentam no dia-adia para exibirem os espectácul­os. “Temos bons actores na província, o que falta mesmo são os apoios, quer financeiro­s quer material e infra-estrutural”, disse.

Tino Gonga anunciou que a Direcção da Cultura gizou um plano que contempla um conjunto de acções, dentre as quais se destaca a criação de projectos que visam criar a sustentabi­lidade dos grupos e parcerias para a formação de actores junto do Instituto Superior de Artes (Isart), em Luanda, para dotar de competênci­as técnicas os fazedores de teatro.

O chefe de departamen­to de Artes e Acção Cultural reconheceu os avanços registados na província, com a criação da associação que vela pelos interesses dos actores no Cuanza Sul, e aproveitou a ocasião para apelar a classe no sentido de continuar a aprimorar os conhecimen­tos para melhor exercer a arte.

 ?? FERNANDO CAMILO|SUMBE|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Actores querem apoio do governo local
FERNANDO CAMILO|SUMBE|EDIÇÕES NOVEMBRO Actores querem apoio do governo local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola