Jornal de Angola

Pilotos perseguem recordes

-

Que os recordes foram “feitos” para ser batidos é um lugar comum, mas na Fórmula 1 há alguns que nunca o poderão ser. Ou quase! É o caso do que sucedeu na qualificaç­ão do GP da Europa de 1997, quando Jacques Villeneuve (Williams-Renault), Michael Schumacher (Ferrari) e Heinz-Harald Ftrntzen (Williams-Renault) realizaram, os três, 1m21.072s. Quebrar este recorde, só quatro ou mais pilotos fazerem o mesmo. Impossível não é, mas…

Este é só um exemplo de uma situação inusitada, mas são este tipo de coisas que ficam para a história. Vamos recordar alguns dos recordes mais significat­ivos da história da F1. Muita gente achava que quando Ayrton Senna chegou às 65 “pole positions”, o recorde ficaria para sempre, mas Michael Schumacher achou que para sempre é muito tempo.

O alemão tem 68 “pole-position” e Lewis Hamilton já vai em 62… As 91 vitórias de Michael Schumacher são um caso que pode bem durar, durar e durar. Mas também alguém disse o mesmo das 51 vitórias de Alain Prost.

Mas o recorde do arranque de temporada mais cedo na F1, só se o Grande Prémio começar mais cedo. Entre 1965 e 1968 a F1 arrancava a 1 de Janeiro. Hoje em dia a F1 começa em Março, mas até aos anos 80 era normal começar em Janeiro. Outro registo que não vai “entregar” o seu recorde facilmente é o GP do Canadá de 2011, que durou 4h04m39.537s.

Uma “chuvita” interrompe­u a corrida durante cerca de duas horas, e de acordo com as regras da F1, o relógio continua a contar. Quando terminaram as 70 voltas, já passava das “tais” quatro horas… Para a história fica o facto de Jenson Button ter vencido a corrida mais longa da história da F1.

Pedro Matos Chaves falhou a préqualifi­cação para uma corrida de Fórmula 1, 13 vezes. Mas não esteve sozinho nessa luta, pois o recordista é e continuará a ser, Gabriele Tarquini, que falhou 24 vezes o acesso à qualificaç­ão para o Grande Prémio. Rezam as estatístic­as que o italiano tem 38 Grandes Prémios de Fórmula 1 em…78 tentativas!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola