Jornal de Angola

Palancas Negras mostram progresso

EMPATE NO JOGO AMISTOSO Selecção Nacional apresenta novas ideias frente aos Bafana Bafana

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

Palancas Negras e Bafana Bafana empataram ontem, sem golos, no estádio do Búfalo, na cidade de East London, em jogo amistoso enquadrado na primeira dupla jornada da Data FIFA do ano. A Selecção Nacional apresentou-se melhor do que no desafio disputado no sábado à noite, diante dos Mambas de Moçambique, em Maputo.

O desafio foi marcado pela agressão com uma cabeçada do árbitro Joshua Bondo, do Botswana, ao lateral Natael, dos Palancas Negras, depois do juiz ter assinalado uma falta a favor dos Bafana Bafana.

A partida começou com um ligeiro ascendente dos anfitriões, mas em pouco tempo a Selecção Nacional equilibrou o jogo e obrigou o adversário a adoptar algumas cautelas defensivas para evitar dissabores.

A primeira parte do jogo terminou equilibrad­a, com jogadas de ataques repartidas, num período em que os angolanos remataram quatro vezes à baliza contrária, contra uma dos sul-africanos.

Na etapa complement­ar, com algumas substituiç­ões efectuadas pelo técnico Beto Bianchi, os Palancas Negras baixaram de rendimento e permitiram aos sul-africanos chegar com maior frequência à baliza do guarda-redes Neblu. Mas o sector defensivo da Selecção Nacional se manteve sempre organizado e seguro. O médio Manguxi, do Petro de Luanda, já em desequilíb­rio, rematou forte, com a bola a raspar o travessão da baliza equipa sul-africana, que no sábado venceu a Guiné-Bissau, por 3-1. Observaram incrédulos a postura dos angolanos, optando às vezes pelo jogo viril, para intimidar o adversário.

Antes do jogo foi observado um minuto de silêncio em memória dos sul-africanos Petrus Molemela (presidente vitalício do clube Bloemfonte­in Celtic FC) e Ahmed Kathrada, companheir­o de prisão de Nelson Mandela.

Este foi o terceiro desafio amigável entre as duas selecções, com dois triunfos para os sul-africanos no seu reduto e a igualdade registada ontem à noite. Os Palancas Negras triunfaram apenas uma vez, empataram em quatro ocasiões e consentira­m nove derrotas, num registo de oito golos marcados e 18 sofridos.

O primeiro jogo amistoso foi disputado no dia 15 de Janeiro de 2002, com vitória dos Bafana Bafana, por 1-0, na África do Sul, enquanto no segundo amigável aconteceu a 16 de Junho de 2015, no qual a Selecção Nacional perdeu (1-2).

Os jogos da dupla jornada da Data FIFA serviram para o técnico Beto Bianchi observar individual­mente alguns atletas para os futuros compromiss­os, visando a campanha de apuramento para a fase final da 32.ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar nos Camarões, em 2019.

Além do apuramento do CAN, os Palancas Negras disputam a eliminatór­ia de qualificaç­ão para o Campeonato Africano das Nações (CHAN), em 2018, no Quénia. No primeiro jogo da Data FIFA, disputado no sábado passado no Estádio Nacional do Zímpeto, na cidade de Maputo, os Palancas Negras perderam (0-2) diante dos Mambas.

Os Palancas Negras regressam hoje, ao princípio da noite, a Luanda provenient­es da cidade sul-africana de Joanesburg­o, depois de uma escala técnica.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores mostram outra atitude diante dos Bafana Bafana para convencer o técnico
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores mostram outra atitude diante dos Bafana Bafana para convencer o técnico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola