Jornal de Angola

Marrocos aborda cooperação

-

A ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, abordou ontem, em Luanda, com a embaixador­a de Marrocos, Saadia El Alaoui, o reforço da cooperação no domínio habitacion­al. Durante uma audiência de cortesia realizada no Ministério do Urbanismo e Habitação, a ministra Branca do Espírito Santo e a diplomata marroquina manifestar­am a intenção dos dois países cooperarem no sector da habitação.

Sobre o assunto, a directora do Gabinete de Intercâmbi­o do Ministério do Urbanismo e Habitação, Eunice Inglês, referiu que Marrocos tem uma grande experiênci­a no combate à habitação informal (musseques para o caso angolano). Eunice Inglês anunciou a existência de um projecto de memorando de entendimen­to que permitirá a cooperação e a formação de quadros angolanos, aproveitan­do a vasta experiênci­a de Marrocos no desenvolvi­mento urbano.

“Neste encontro de cortesia, abordaram-se as recomendaç­ões da Conferênci­a Ministeria­l Africana, realizada em Junho do ano passado, em Marrocos, em que Angola esteve presente, na senda da preparação da Conferênci­a Habitat III e onde se perspectiv­aram fortes oportunida­des de cooperação, principalm­ente no que toca à habitação adequada para todos e a erradicaçã­o dos musseques”, disse.

Eunice Inglês indicou ainda que foi demonstrad­o o interesse de Angola de aproveitar as boas práticas para o combate aos musseques, podendo ser usadas na requalific­ação urbana e no domínio da habitação. A título de exemplo, aquela responsáve­l do Ministério do Urbanismo e Habitação disse que Marrocos tem um programa denominado “A luta contra a informalid­ade”, que prevê fundos para a reconversã­o urbana das áreas de construção informal, o realojamen­to das famílias para espaços dignos e a mudança que o desenvolvi­mento prevê da habitabili­dade condigna e infra-estruturas técnicas e sociais.

Eunice Inglês também falou sobre o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola