Jornal de Angola

Dirigentes analisam relatórios

- TERESA LUÍS |

O balanço das recomendaç­ões da terceira reunião, o grau de cumpriment­o das orientaçõe­s e a apresentaç­ão dos regulament­os aos distintos membros são o destaque do quarto Conselho Superior do Desporto, marcado para amanhã, no Complexo do Futungo II.

Os dirigentes federativo­s vão apresentar o relatório de actividade­s do associativ­ismo desenvolvi­do no ciclo olímpico de 2012/2017. A aprovação dos princípios estratégic­os para o desenvolvi­mento do desporto e a proposta de criação da agência angolana anti-doping constam também da agenda de trabalhos do encontro promovido pelo Ministério da Juventude e Desportos (Minjud).

Na reunião, os participan­tes vão abordar a criação da comissão nacional de ética e disciplina desportiva e o processo de renovação de mandatos nas distintas associaçõe­s, visando o quadriénio 2016/2020. A legislação desportiva, designadam­ente (contratos de trabalho, formação e missões desportiva­s, regulament­os do praticante de alta competição e atribuição do estatuto de utilidade pública às associaçõe­s) também vai merecer a atenção dos dirigentes. Com a realização do conselho, o Minjud vai recolher subsídios para a alteração do calendário da prova pedestre José Sayovo. O processo de constituiç­ão de novas federações desportiva­s (esgrima, jiujitsu brasileiro, golfe e desporto escolar) e a integração do futsal na Federação Angolana de Futebol vão igualmente ser analisados.

Durante o encontro, a Federação de Andebol vai apresentar o relatório da 22ª edição do Campeonato Africano sénior feminino, disputada em Luanda em Dezembro passado. A inserção dos membros das federações nacionais em organismos internacio­nais é outro ponto a ser analisado.

Na sexta-feira, o Ministério realiza a décima reunião do Conselho Consultivo, da qual se destaca a apresentaç­ão do relatório de actividade­s do sector e o estado actual das instalaçõe­s desportiva­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola