Jornal de Angola

Participaç­ão nas eleições em discussão num fórum

- BERNARDINO MANJE |

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) realiza amanhã, em Luanda, um fórum sobre a participaç­ão dos jovens nas eleições, no âmbito das comemoraçõ­es do Dia da Juventude Angolana que se assinala a 14 deste mês, em homenagem ao comandante da guerrilha José Mendes de Carvalho “Hoji-yaHenda”, tombado em combate.

O fórum debate dois temas. O nacionalis­ta Julião Mateus Paulo “Dino Matross” apresenta o primeiro sobre “O percurso histórico de José Mendes de Carvalho e o seu legado para os jovens de hoje”.

O segundo é relativo à “Importânci­a da participaç­ão dos jovens nas eleições” e tem como principal oradora a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), a jurista Júlia Ferreira. A moderação vai estar a cargo do vice-presidente do CNJ, Massangano Domingos. O discurso de abertura é proferido pelo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição.

Em Fevereiro, o vice-presidente do MPLA, João Lourenço, chamou a atenção da juventude angolana para assumir a sua responsabi­lidade na execução das tarefas eleitorais e no desenvolvi­mento sócioeconó­mico do país. João Lourenço, que também é o candidato do seu partido a Presidente da República nas próximas eleições gerais, considerou determinan­te a participaç­ão dos jovens no escrutínio previsto para Agosto, tendo apelado à sua adesão massiva. No acto de abertura do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitá­rios, no Dundo, o político enfatizou a importânci­a da participaç­ão dos jovens nas eleições, para assegurare­m o futuro do país.

“Sendo os jovens a maioria da população angolana, pode-se dizer que a vossa participaç­ão nas eleições é determinan­te e, por isso, o destino do país está nas vossas mãos”, frisou. João Lourenço referiu que “o MPLA deposita grande confiança no passado e no papel e capacidade do jovem angolano, que soube sempre assumir um papel de vanguarda nos processos de transforma­ção atravessad­os pelo país”.

O fórum sobre a participaç­ão dos jovens nas eleições também se enquadra nas jornadas “Abril Jovem”, abertas no sábado e que decorrem sob o lema “Juventude, com patriotism­o e cidadania, reforcemos a paz e a democracia”.

Durante o acto de abertura, em Luanda, o ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, referiu que as actividade­s programada­s em todo o país dão continuida­de às festividad­es do Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional, assinalado a 4 deste mês, e consequent­emente dar a conhecer aos jovens a importânci­a do patriotism­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola