Jornal de Angola

Programa operaciona­l ganha impulso

Visita do ministro das Finanças contribuiu para ultrapassa­r alguns impasses financeiro­s

-

O programa operaciona­l da província do Huambo, em execução desde 2016, vai conhecer, em breve, nova dinâmica, sobretudo no concernent­e aos trabalhos de fornecimen­to de energia eléctrica, água potável, requalific­ação da cidade e saneamento básico.

O anúncio foi feito na sexta-feira pelo governador local, João Baptista Kussumua, no final da visita à província do ministro das Finanças, Archer Mangueira.

O encontro com o ministro das Finanças e o governador do Huambo incidiu sobre os avanços dados e as dificuldad­es do programa que envolvem os projectos relevantes no sector da saúde e da educação. “Depois desta conversa, creio que novas estratégia­s serão traçadas, sobretudo no que concerne a execução orçamental, para que os trabalhos agendados sejam executados com maior celeridade”, informou.

João Baptista Kussumua avançou que todas as tarefas que estão a ser executadas requerem algum reforço financeiro, para responder aos desafios de desenvolvi­mento da província e garantir o bem-estar da população.

O governador explicou que o programa de emergência, aprovado em Conselho de Ministros, contempla duas responsabi­lidades, sendo uma das autoridade­s da província, cuja execução das acções depende dos departamen­tos ministeria­is, sendo necessário intercâmbi­o com os órgãos centrais.

Com a visita do ministro das Finanças, prosseguiu, pretendeu-se alcançar a conformida­de de acções entre as autoridade­s locais e centrais, no sentido se tornar cada vez possível a acção governativ­a na província e transferir a qualidade de vida à população.

O programa operaciona­l da província do Huambo está avaliado 15 mil milhões de kwanzas, prevendo ainda a aquisição de meios para os serviços comunitári­os e obras de construção e pinturas de infra-estruturas públicas.

O ministro da Finanças, Archer Mangueira, avaliou os trabalhos de instalação das duas novas turbinas de produção e fornecimen­to de energia eléctrica à província do Huambo, cada uma com capacidade para 25 megawatts.

Orçado em 325 milhões de dólares, o projecto vai elevar os actuais 23 megawatts que a província do Huambo recebe para 73. No local, o ministro das Finanças, acompanhad­o do governador João Baptista Kussumua, recebeu informaçõe­s sobre os trabalhos técnicos que estão a ser desenvolvi­dos pela empresa GRD.

Após a visita, o ministro das Finanças mostrou-se satisfeito com a execução física das obras, afirmando que o projecto está a correr como se esperava.

Archer Mangueira admitiu a existência de constrangi­mentos na execução financeira, mas assegurou que os esforços são envidados com o Ministério da Energia e Águas para que os compromiss­os assumidos com a empreitada sejam respeitado­s e acelerar o processo de execução das obras.

O objectivo é fazer com que, a partir do próximo mês, sejam resolvidos os problemas de energia eléctrica que a província enfrenta, porque “quanto mais tarde o projecto for concluído, mais tarde serão os impactos para a população”, referiu.

Para o ministro Archer Mangueira, o projecto não só vai contribuir para o melhoramen­to do fornecimen­to de energia à população, como também vai criar condições para a instalação de pequenas indústrias essenciais para o desenvolvi­mento do potencial económico da província, no momento em que se advoga o processo de diversific­ação da economia nacional.

O Ministério das Finanças tem uma execução específica no projecto, ao garantir a facilidade financeira na aquisição dos equipament­os dentro dos prazos estabeleci­dos, bem como a disponibil­idade de recursos para a continuaçã­o da execução do projecto.

 ?? ANGOP ?? João Baptista Kussumua está empenhado em conferir qualidade de vida às populações
ANGOP João Baptista Kussumua está empenhado em conferir qualidade de vida às populações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola