Jornal de Angola

Chevron aumenta formação angolana

-

A Chevron, companhia petrolífer­a de origem norte-americana, investiu 87 milhões de dólares na formação profission­al dos seus técnicos ligados à área de operações, entre 2012 e 2015, revelou sexta-feira em Luanda o seu director-geral.

John Baltz, que falava no acto de apresentaç­ão do início de produção da segunda fase do poço “Mafumeira Sul”, situado no Bloco 0, na província de Cabinda, referiu que o grupo tem 92 técnicos angolanos formados para operarem na instalação deste poço e 18 engenheiro­s licenciado­s que desenvolve­m as suas competênci­as na empresa.

Com capacidade para produzir 150 mil barris de petróleo e 350 milhões de metros cúbicos de gás natural diariament­e, o poço “Mafumeira Sul” contou com o engajament­o de cerca de 1.454 trabalhado­res angolanos contratado­s para trabalhos de construção nos estaleiros de Angola, segundo o director da empresa.

Localizado a 24 quilómetro­s da costa da província de Cabinda e a 60 metros de profundida­de, o “Mafumeira Sul” constitui a segunda fase de desenvolvi­mento do campo deste poço situado no Bloco 0.

O petróleo produzido nestepoço vai para o Terminal de Malongo, enquanto que o gás passa a ser transporta­do para a planta do Angola Liquefied Natural Gas (ALNG), através de um gasoduto instalado no desfiladei­ro do rio Congo. Fazem parte do Bloco 0, a Sonangol EP, com 41 por cento, a Cabinda GulfOilCom­pany (39,2 por cento), a Total (10 por cento) e a ENI (9,8 por cento).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola