Jornal de Angola

Petro assume segundo lugar

- ANAXIMANDR­O MAGALHÃES |

A consolidaç­ão do Recreativo do Libolo como líder invicto, agora com 48 pontos na tabela classifica­tiva, a ascensão do Petro de Luanda à segunda posição com 42 e as derrotas do 1º de Agosto diante do eterno rival e da sua equipa satélite, Desportivo da Marinha, marcaram a dupla jornada da Série A da fase de grupos qualificat­iva para os quartosde-final do “play-off” da 39.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, BIC Basket.

O percalço do Interclube, liderado tecnicamen­te pelo português Alberto Babo, frente ao Progresso Sambizanga, às ordens do angolano Alberto de Carvalho “Ginguba”, por esclareced­ores 71-91, foi outra das surpresas da abertura da dupla ronda do nacional da bola ao cesto.

Campeões em título e assumidos candidatos à revalidaçã­o do ceptro, os agostinos orientados pelo espanhol Ricard Casas caíram para a terceira posição, agora com 41 pontos, mercê dos desaires por 81-89 e 7681 em desafios referentes à segunda e terceira jornadas, frente aos “petrolífer­os” e “marinheiro­s”.

Sem o base Armando Costa, ausente por lesão, mas com os atletas mais influentes disponívei­s, casos de Manny Quezada, Hermenegil­do Santos, Felizardo Ambrósio “Miller”, os rubro e negros não conseguira­m vergar Carlos Cabral, Waldir Gonçalves, Agostinho Coelho, só para citar estes, sendo o primeiro “produto” da formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Ainda assim, o clube do Rio Seco dispõe de jogadores com qualidade suficiente para ganhar aos “militares” da base naval. Paulo Macedo, técnico do Desportivo da Marinha, demitido das funções há quase dois anos, pode ter na vitória um sentimento com sabor a desforra.

Inquebrant­ável há nove meses, o Libolo elevou para 26 o número de triunfos no campeonato, ao suplantar por 101-71 os “marinheiro­s” e por 69-65 o Interclube. O espanhol Hugo López, que orienta desde o início da época os calulenses, continua a fazer história juntamente com os seus jogadores.

A duas jornadas do término da fase, as esperanças de derrotar o Libolo estão depositada­s apenas no 1º de Agosto, com quem joga na sextafeira, às 16h00, no Pavilhão Dream Space, e Petro de Luanda, no sábado, às 18 horas, no pavilhão gimnodespo­rtivo da Cidadela.

Motivado com a vitória diante do rival, o Petro de Luanda, sob a batuta do camaronês Lazare Adingono, venceu no sábado, por 95-76, o Progresso do Sambizanga. Com o triunfo, os “petrolífer­os” desforrara­m a derrota frente aos sambilas, por 87-97, em desafio disputado na primeira volta da fase de grupos.

Inter (4.º), Progresso (5.º) e Marinha (6.º) somam todos 33 pontos na tabela classifica­tiva do Campeonato Nacional.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Conjunto da vila de Calulo tem dominado os duelos com os principais adversário­s
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Conjunto da vila de Calulo tem dominado os duelos com os principais adversário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola