Jornal de Angola

Secretária de Estado lança apelo aos jovens

-

A secretária de Estado da Juventude, Ana Paula Sacramento, apelou ontem aos jovens para votarem nas próximas eleições gerais, previstas para Agosto. A responsáve­l fez este apelo durante uma palestra sobre o tema “A participaç­ão dos jovens nas eleições gerais deste ano”, inseridas nas comemoraçõ­es do Dia da Juventude Angolana, que se assinala a 14 deste mês.

“Não se deixem enganar quanto ao exercício do vosso dever cívico, pois ter o poder de eleger os órgãos de soberania como o Presidente da República e o Parlamento é um acto de nobreza garantido pela Constituiç­ão da República”, exortou Ana Paula Sacramento durante a palestra decorrida nas instalaçõe­s do Instituto Nacional de Formação das Finanças Públicas (INFORFIP), no município de Cacuaco, em Luanda. A secretária de Estado disse esperar que o 14 de Abril seja assinalado por momentos de superação, tendo em conta a conjuntura económica que o país vive.

O nacionalis­ta Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, convidado no acto, falou sobre a vida do comandante Hoji-Ya-Henda, o patrono da juventude angolana. Na ocasião, reconheceu que os jovens são o factor da promoção das conquistas alcançadas pelo povo angolano à custa do sangue dos seus melhores filhos. Uma nação sem memória, disse, converte-se num país sem futuro. O nacionalis­ta defendeu, com efeito, devem honrar os esforços feitos pelos que lutaram pela independên­cia do país, à semelhança do que fizeram os jovens da geração de HojiYa-Henda, no sentido de enfrentare­m os novos desafios, protegendo o bem público e levando a união nacional a todos pontos do país em paz. Para o feito, pediu aos jovens a elevação do seu patriotism­o para que defendam os interesses da nação e saibam, acima de tudo, distinguir bem as coisas deste mundo globalizad­o, bem como as referência­s que se ajustam aos valores sócio-culturais e aos objectivos dos angolanos.

Por sua vez, o administra­dor municipal de Cacuaco, Carlos Alberto Cavuquila, disse que o tema é oportuno, actual e relevante, tendo em conta que a palestra se realiza a escassos meses da realização das quartas eleições do país. O encontro, referiu, serviu para chamar a atenção de todos para participar­em nas eleições e contribuír­em, assim, para o patriotism­o.

Alguns estudantes, participan­tes da palestra, pediram que o Conselho Municipal da Juventude de Cacuaco promova mais actividade­s que engajem os jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola