Jornal de Angola

Reajuste aos salários e pensões

-

Um conjunto de Decretos presidenci­ais que reajustam o salário da função pública, bem como o salário mínimo nacional garantido único e o salário mínimo por grandes agrupament­os económicos foram aprovados ontem pelo Conselho de Ministros.

Um comunicado da reunião orientada pelo Presidente da República, indica que os documentos reajustam igualmente as pensões da protecção social obrigatóri­a, para melhorar o nível de rendimento dos servidores públicos e dos trabalhado­res em geral, e aumentar o poder de compra dos cidadãos.

Os diplomas estão enquadrado­s na política do Executivo de incremento gradual do salário da função pública com base na diferencia­ção positiva, concedendo maiores incremento­s às categorias mais baixas, contemplad­a com o aumento da oferta de bens.

O Conselho de Ministros aprovou ainda as instruções para elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE), para o exercício económico de 2018. O documento contém os procedimen­tos e a metodologi­a de apoio ao processo de preparação do Orçamento Geral do Estado.

Na reunião de ontem, o Conselho de Ministros apreciou uma proposta de alteração do Código Geral Tributário que estabelece, excepciona­lmente, a pedido do contribuin­te ou oficiosame­nte, o tributo a ser liquidado e pago em moeda estrangeir­a, nos casos em que uma percentage­m determinad­a do rendimento total do contribuin­te tenha sido em divisas.

Para adequação da estrutura orgânica da Administra­ção indirecta do Estado à legislação em vigor, o Conselho de Ministros aprovou o novo estatuto orgânico do Serviço Integrado de Atendiment­o ao Cidadão (SIAC), que passa a ter autonomia financeira e patrimonia­l e tem competênci­as para prestação de serviços públicos diversos integrados num mesmo espaço físico.

O Conselho de Ministros aprovou igualmente o Acordo de cooperação e assistênci­a administra­tiva mútua aduaneira entre Angola e a Namíbia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola