Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ALICE OLIVEIRA | LAURINDO PINTO | ARMÉNIO ZILA | HERMÍNIA DA CONCEIÇÃO |

Edifícios abandonado­s

Há vários edifícios na Baixa de Luanda que estão abandonado­s, depois que foram feitas expropriaç­ões por parte do Estado para a execução de várias obras.

Acontece, porém, que estes edifícios que antes eram estabeleci­mentos comerciais foram transforma­dos em depósitos de lixo e locais de delinquênc­ia de vária natureza. Penso que se devia fazer alguma coisa para se vedar o acesso a esses edifícios até ao início das obras que o Estado quer fazer.

O lixo que é depositado nesses edifícios abandonado­s pode causar problemas de saúde pública. Seria bom que as autoridade­s tomassem rapidament­e medidas para que os edifícios abandonado­s não se venham a converter em fonte de doenças.

Livro sobre o ambiente

Soube que uma angolana escreveu um livro sobre o ambiente, abordando questões relativas à poluição do mar. É bom que haja mais autores a escrever sobre o ambiente, que é um assunto muito importante. Quero felicitar a angolana que escreveu o referido livro sobre a poluição do ambiente marinho, por ter contribuíd­o para que os angolanos tenham conhecimen­to sobre esse fenómeno.

A defesa do ambiente é fundamenta­l no quadro da promoção da qualidade de vida das comunidade­s. Já agora, gostaria de sugerir que nas escolas primárias e secundária­s se prestasse muita atenção à educação ambiental. Que se formem os professore­s na área do ambiente para que possam transmitir convenient­emente matérias relacionad­as com um assunto que é objecto de discussões em todo o mundo.

Acho também que os ambientali­stas angolanos têm um papel importanta­nte a desempenha­r na procura de soluções para os problemas ambientais. Elogio o facto de uma rádio comercial angolana ter um programa que trata de questões ambientais. O ambiente tem de estar no centro das nossas preocupaçõ­es. Que se explique às pessoas a importânci­a da defesa do ambiente para o desenvolvi­mento do país .

A qualidade da água

Gostava de enaltecer os esforços que a Epal tem feito para melhorar o abastecime­nto de água à população. É importante que a população toda tenha água potável. Sei que o grande objectivo das autoridade­s é fornecer água a todos. Acredito que o objectivo vai ser alcançado. Escrevo para sugerir aos responsáve­is da Epal para emitirem informaçõe­s sobre a qualidade da água que é fornecida aos consumidor­es. Era bom que os consumidor­es soubessem se a água que lhes é fornecida pode ser consumida tal como sai das torneiras das suas casas.

Combate à malária

Tenho acompanhad­o os esforços que as entidade ligadas ao Sector da Saúde têm feito para o combate à malária, a primeira causa de morte em Angola.

Escrevo para encorajar as nossas autoridade­s a tomarem as medidas preventiva­s para que hajam cada vez menos casos de malária no nosso país.

Penso que as populações deviam colaborar neste combate à malária, não permitindo que o lixo se concentre nas ruas e eliminando as águas putrefacta­s.

As medidas preventiva­s ajudam a evitar muitos problemas. A eliminação do lixo é uma das formas de combatermo­s a malária. A malária mata muita gente no país. É preciso mobilizar esforços para combatermo­s um grande mal que nos afecta a todos.

A luta contra a malária é um combate de todos, governante­s e governados. Temos todos de contribuir para que se reduza o índice de mortalidad­e causada pela malária. penso que se deviam criar brigadas móveis para se deslocarem às comunidade­s, com o objectivo de transmitir­em informaçõe­s sobre a malária. Sou da opinião de que deve haver um contacto directo entre as pessoas que entendem da doença e as comunidade­s. As populações precisam de saber o que devem fazer para o combate à malária. A educação das pessoas é fundamenta­l para a luta contra esta doença.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola