Jornal de Angola

Comerciant­es são advertidos pelo INADEC

- JOÃO SILVA |

A Núcleo do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) na Lunda Norte advertiu ontem, com processos judiciais e o encerramen­to de estabeleci­mentos, os comerciant­es e outros vendedores que insistirem na inobservân­cia da lei.

O responsáve­l daqueles serviços, Domingos Sango, fez este anúncio ao Jornal de Angola, depois de 15 infracções serem detectadas em 165 visitas de controlo da qualidade dos bens de consumo e da prestação de serviços em estabeleci­mentos dos municípios do Chitato, Cambulo e Lucapa, durante o primeiro trimestre.

As medidas previstas incluem a apreensão e incineraçã­o dos produtos impróprios para o consumo humano e a aplicação de multas, avisou o coordenado­r do Núcleo do INADEC na Lunda Norte.

As visitas tinham como objectivo a salvaguard­a da saúde e a vida dos consumidor­es e estiveram associadas a palestras de carácter pedagógico, para manter informada a população sobre os direitos consagrado­s na lei do consumidor, vigente no país desde 2003.

No decurso das visitas de inspecção, foram apreendido­s e inutilizad­os mais de 300 produtos fora dos prazos para o consumo, entre os quais bens perecíveis deteriorad­os, alimentos secos e enlatados expirados e medicament­os com datas caducadas.

As palestras foram dirigidas aos alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino secundário e às quitandeir­as, que receberam noções sobre os direitos do consumidor e as boas práticas de compra e de consumo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola