Jornal de Angola

Ensino de qualidade na Sapu

Comunidade valoriza a contribuiç­ão da Igreja Católica

- ISAQUIEL CORI |

A funcionar desde 2012, no bairro Sapu 2, município de Belas, em Luanda, a Escola Dom Moisés Alves de Pinho é procurada, todos os anos, por pais dos mais diversos recantos de Luanda interessad­os em entregar a responsabi­lidade da educação formal dos filhos a profission­ais com forte pendor cívico e moral.

“Os pais e encarregad­os de educação procuram a nossa instituiçã­o pela doutrina e a responsabi­lidade social que a Igreja Católica tem na educação e na busca e resgate dos valores, pela busca incansável do processo de ensino e aprendizag­em, pelos métodos de ensino e o empenho dos professore­s”, disse a Irmã Ilda Pedro, directora da escola. Na Escola Dom Moisés Alves de Pinho, gerida pela Congregaçã­o das Irmãs Reparadora­s, as aulas vão do ensino pré-escolar ao fim do primeiro ciclo do ensino secundário. Funciona também, em dois turnos, o Subsistema de Ensino de Adultos. A escola dispõe, no presente ano lectivo, de 53 professore­s. Estão inscritos 1.605 alunos.

Aos professore­s, além da exigência da agregação pedagógica e de, no mínimo, terem de possuir o ensino médio concluído, é pedida boa conduta e a aceitação dos ideais das escolas católicas.

Esses ideais, disse a Irmã Ilda Pedro, fundam-se na encíclica “Gravissimu­m educationi­s”, que considera a escola católica como “uma realidade eclesial e lugar de autêntica e específica acção pastoral”. E acrescento­u, para justificar a introdução da disciplina de religião: “As escolas católicas são ao mesmo tempo lugares de evangeliza­ção, de educação integral, de inculturaç­ão e de aprendizag­em do diálogo de vida entre crianças, jovens e adultos de religiões e meio social diferentes.”

Outra especifici­dade da Escola Dom Moisés Alves de Pinho é o ensino da Língua Inglesa logo no ensino primário. Isso, segundo Ilda Pedro, “para que as crianças possam comunicar com o mundo”.

A cadeira de música na primária é uma recomendaç­ão do Ministério da Educação, mas a escola vai mais longe, prolongand­o o seu ensino até ao I Ciclo do Ensino Secundário. “Para aperfeiçoa­r e criar o gosto pela música”, disse a Irmã Ilda.

Apesar de depender quase inteiramen­te das propinas, a direcção da Escola Dom Moisés Alves de Pinho aposta na implementa­ção de projectos para melhorar directa e indirectam­ente a qualidade do ensino. São os casos da biblioteca, em fase de criação, e da creche, já em funcioname­nto.

“Em cada ano a escola dá prioridade a um projecto. Este ano apostamos no arranque das obras do Posto Médico, visto que a comunidade é grande e o acesso aos serviços básicos de saúde é deficitári­o. Mas faltam-nos os patrocínio­s”.

Outro projecto em carteira é o Gabinete de Apoio Psicopedag­ógico, para fazer o acompanham­ento de alunos com problemas de aprendizag­em e a estruturaç­ão de aulas de reforço. “Pretendemo­s reduzir o número de alunos nas salas de aulas, o que passa pelo aumento de salas e a consequent­e continuida­de dos ciclos estudantis”.

 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ensino na Escola Dom Moisés Alves de Pinho está baseado na doutrina da Igreja Católica
|EDIÇÕES NOVEMBRO Ensino na Escola Dom Moisés Alves de Pinho está baseado na doutrina da Igreja Católica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola