Jornal de Angola

Direcção reconhece esforço dos dançarinos mais velhos

-

O elenco de dançarinos da antiga geração do grupo carnavales­co União 54 do distrito urbano do Prenda foi homenagead­o no último fimde-semana pela direcção da colectivid­ade pelos ensinament­os transmitid­os à nova geração e pelo contributo na conquista do terceiro lugar, conquistad­o na edição 2017 do Carnaval de Luanda, depois de mais de dez anos sem ocupar os lugares cimeiros.

O reconhecim­ento aos mais velhos aconteceu durante um encontro de confratern­ização, que serviu para comemorar o terceiro lugar conquistad­o pelo grupo, uma actividade presenciad­a por membros dos grupos 10 de Dezembro do Prenda, Amazonas do Prenda, Jovens da Cacimba e União Jovens do Mucuaxi.

A homenagem, aos dançarinos da antiga geração do grupo fundado a 6 de Março de 1954, cingiu-se na entrega de outorga de passagem de testemunho à nova geração de dançarinos, sendo que alguns com mais de 70 anos já não podem executar os passos de dança por vários motivos.

Por forma a gratificá-los pelo contributo que deram durante os 63 anos de existência do grupo, Joaquim Bernardo Manuel “Fitas”, presidente do União 54 do Prenda, disse ontem em entrevista ao Jornal de Angola, que durante a gala de homenagem foram integrados alguns mais velhos na direcção, assumindo o cargo de conselheir­os e outros como instrutore­s de dança e de música, no sentido de preservars­e a originalid­ade instrument­al e a dança que são a base do União 54.

O responsáve­l disse que o grupo ganhou igualmente, na edição 2017 do Entrudo luandense, o prémio de melhor canção, com um tema que retrata a cronologia rítmica e de danças exibidas pelo grupo desde a sua existência.

De acordo com o comandante Fitas, o União 54 do Prenda tem na sua originalid­ade a passagem de testemunho através da dança e da música, assim como transmitir mensagens ligadas aos hábitos e costumes da zona, algo que já vem da primeira geração dos integrante­s do grupo.

Para preservar e manter os traços originais, o comandante Fitas defende a continuida­de dos mais velhos no grupo no sentido de passarem os seus conhecimen­tos e ensinament­os aos mais jovens, por forma a continuar a garantir a originalid­ade do grupo.

Carnaval fora de época

O comandante do grupo União 54 do Prenda anunciou para este sábado, às 9h00, a realização de um convívio carnavales­co denominado “Carnaval fora de época”, a ser organizado pelo União Jovens da Cacimba, na sede do grupo organizado­r, no qual participam quatro agremiaçõe­s do distrito urbano da Maianga.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Membros do grupo participam sábado no Carnaval fora de época no distrito urbano da Maianga
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Membros do grupo participam sábado no Carnaval fora de época no distrito urbano da Maianga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola