Jornal de Angola

Cresce o número de crianças usadas nos ataques suicidas

-

Entre Janeiro e Março deste ano, 27 crianças foram utilizadas em ataques suicidas no conflito do Lago Chade, revelou ontem um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A crise na Bacia do Lago Chade já transformo­u 1,3 milhões de menores em deslocados internos.

O estudo indica que as crianças são obrigadas pelo grupo Boko Haram a participar em atentados à bomba, que a tendência ocorre desde 2014 e que 117 menores foram usados em ataques em locais públicos na Nigéria, Chade, Níger e Camarões. As meninas são as principais vítimas. Fruto deste fenómeno, rapazes e raparigas são observados com receio em mercados e outros locais públicos, com medo de que estejam a carregar explosivos, é referido no estudo e lembrado que essas crianças também são vítimas e não autoras dos ataques, já que são obrigadas a cometer actos terríveis, o que é condenado pela agência da ONU.

A UNICEF destaca no documento que as autoridade­s locais também enfrentam desafios, especialme­nte em relação à custódia de crianças. No ano passado, cerca de 1,5 mil menores estavam sob custódia administra­tiva nos quatro países.

A UNICEF pede aos lados em conflito para proteger as crianças da região por meio de acções como acabar com as violações contra menores cometidas pelo Boko Haram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola