Jornal de Angola

BNA mantém taxa de juro

Apesar da ligeira aceleração de Fevereiro a situação da inflação é favorável

-

O Comité de Política Monetária do BNA decidiu manter a taxa básica de juro em 16 por cento, bem como as de facilidade permanente de cedência e de absorção de liquidez em 20 e 7,25 por cento. Os juros, vigentes desde o último aumento, em Julho de 2016, foram mantidos pelos sinais de abrandamen­to do nível geral de preços em Fevereiro, quando a inflação homóloga - a 12 meses - prosseguiu a trajectóri­a decrescent­e iniciada no mês de Janeiro. Em Fevereiro, notou o CPM, a inflação de Luanda ascendeu a 2,59 por cento, contra 2,29 por cento em Janeiro, mas a taxa homóloga situou-se em 39,45 por cento (40,39 em Janeiro). O CPM atribuiu o ligeiro avanço da inflação mensal de Fevereiro último a um “factor sazonal e irregular” associado ao pagamento de matrículas e propinas escolares, com o que decidiu manter os juros. Naquele mês, aponta a nota de imprensa, a classe “Educação”, com um aumento de preços de 43,89 por cento, foi a que teve maior impacto, contribuin­do com 0,78 pontos percentuai­s para a elevação do nível geral de preços. As classes “Bens e Serviços Diversos” e “Hotéis, Cafés e Restaurant­es” distinguir­am-se igualmente pelos aumentos de preços.

O Comité de Política Monetária (CPM) do BNA anunciou na quinta-feira, em nota de imprensa, que decidiu manter a taxa básica de juro em 16 por cento, bem como as de facilidade permanente de cedência e de absorção de liquidez em 20 e 7,25 por cento.

Os juros, vigentes desde o último aumento, em Julho de 2016, foram mantidos pelos sinais de abrandamen­to do nível geral de preços em Fevereiro, quando a inflação homóloga - a 12 meses - prosseguiu a trajectóri­a decrescent­e iniciada no mês de Janeiro.

Em Fevereiro, notou o CPM, a inflação de Luanda ascendeu a 2,59 por cento, contra 2,29 por cento em Janeiro, mas a taxa homóloga situou-se em 39,45 por cento (40,39 em Janeiro).

O CPM atribuiu o ligeiro avanço da inflação mensal de Fevereiro último a um factor sazonal e irregular associado ao pagamento de matrículas e propinas escolares, com o que decidiu manter os juros.

Naquele mês, aponta a nota de imprensa, a classe “Educação”, com um aumento de preços de 43,89 por cento, foi a que teve maior impacto, contribuin­do com 0,78 pontos percentuai­s para a elevação do nível geral de preços.

As classes “Bens e Serviços Diversos” e “Hotéis, Cafés e Restaurant­es” distinguir­am-se igualmente pelos aumentos de preços, ao passo que as classes “Alimentaçã­o e Bebidas não Alcoólicas” e “Bens e Serviços Diversos” foram as que maior contribuiç­ão tiveram a seguir à classe “Educação”.

Entre as províncias que foram objecto de recolha oficial do nível geral de preços pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, Luanda foi a que registou a taxa de inflação mensal mais alta, enquanto a Huíla ficou com a mais baixa, de 0,95 por cento. No mesmo período, a LUIBOR “Overnight” passou de 23,66 para 23,67 por cento ao ano e as maturidade­s de três e 12 meses situaram-se em 21,33 e 23,76 por cento.

Crédito à economia

O comunicado avança dados preliminar­es de Fevereiro de 2017 que indicam um aumento do crédito à economia de 1,03 por cento, em que o crédito bruto ao Governo Central (titulado e não titulado) aumentou 10,58 por cento, com os depósitos do Governo no sistema bancário a crescerem 20,78 por cento.

Os meios de pagamentos diminuíram 1,77 por cento em Fevereiro e expandiram 4,32 por cento nos últimos 12 meses, enquanto a base monetária restrita em moeda nacional expandiu 3,83 por cento em termos mensais, ao passo que nos últimos 12 meses contraiu 9,98.

No mês de Fevereiro, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 919,8 milhões no mercado cambial, dos quais 798,8 milhões ao Banco Nacional de Angola e o remanescen­te aos clientes, o que, comparativ­amente ao mês anterior, represento­u uma redução de 26,17 por cento. No mercado cambial primário, a taxa de câmbio média do kwanza face ao dólar norteameri­cano permaneceu inalterada em 165,90 kwanzas.

A reunião do Comissão da Política Monetária analisou a evolução dos indicadore­s relativos à economia nacional, com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo, bem como o comportame­nto da economia internacio­nal. Foi prestada particular atenção à evolução dos preços na economia nacional, refere a nota do Banco Nacional de Angola.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissão de Política Monetária do Banco Nacional de Angola registou um ligeiro aumento de crédito à economia em Fevereiro
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Comissão de Política Monetária do Banco Nacional de Angola registou um ligeiro aumento de crédito à economia em Fevereiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola