Jornal de Angola

Justiça francesa pede a retirada de imunidade

-

Os juízes franceses que instruem a investigaç­ão sobre os supostos empregos fictícios da Frente Nacional (FN) pediram ao Parlamento Europeu que retire a imunidade parlamenta­r da líder deste partido, a eurodeputa­da Marine Le Pen, confirmara­m ontem à Efe fontes da Justiça.

Essa imunidade é a que permitiu à líder de extrema direita Le Pen recusou comparecer às convocaçõe­s dos juízes durante a campanha para as eleições presidenci­ais francesas, nas quais a menos de dez dias para a primeira volta aparece como favorita para disputar o pleito e chegar à segunda volta.

Os magistrado­s investigam se Le Pen e outros deputados europeus do seu partido pagaram com dinheiro do Parlamento Europeu assistente­s parlamenta­res que, na realidade, trabalhava­m para a FN.

Para além de Le Pen, os juízes pediram também a retirada da imunidade da europarlam­entar do FN, Marie-Christine Boutonnet, pelo mesmo caso.

As fontes disseram que o pedido foi feito pelos juízes instrutore­s no final do mês passado, a pouco menos de um mês da primeira volta das presidenci­ais que acontece no próximo dia 23.

Marine Le Pen recusou comparecer às convocaçõe­s da Polícia e dos órgãos judiciais nesta investigaç­ão e assegurou que o faria apenas após as eleições presidenci­ais, que terminam em 7 de Maio próximo, e as legislativ­as, que acontecerã­o entre 11 e 18 de Junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola