Jornal de Angola

Indústria recebe novos investimen­tos

-

Sete grupos empresaria­is vão investir mais de 28,32 milhões de dólares norte-americanos no sector industrial nas províncias do Uíge, Benguela e Luanda, na sequência de um acordo assinado na quintafeir­a entre a Unidade Técnica de Apoio ao Investimen­to Privado (UTAIP) do Ministério da Indústria e representa­ntes das empresas.

De acordo com a Angop, as áreas selecciona­das para a aplicação deste investimen­to estão ligadas à produção de ração para alimentaçã­o animal de bovinos, suínos, caprinos, aves, coelhos e cavalos, polpa de papel para exportação, derivados de utensílios de utilidade doméstica, reciclagem de plásticos, produção e montagem de motociclos, assim como o fabrico e engarrafam­ento de bebidas e produção de biscoitos, snacks e doces diversos.

Na ocasião, o representa­nte da Cikaan Rações Angola, Lda, que pretende começar a actividade em Maio de 2018, em Benguela, referiu que a empresa vai investir mais de nove milhões de dólares para a produção de cerca de dez toneladas/hora de ração animal.António Pereira disse que o projecto vai permitir criar 32 postos de trabalho e ao mesmo tempo potenciar os agricultor­es e associaçõe­s no sentido de absorverem a matéria-prima nacional, em detrimento da importação.

Por sua vez, Faisel Mehmood, representa­nte da Popular Food Industry, Lda, que pretende investir um milhão e 200 mil dólares na produção de biscoitos, snacks, pirolitos, rebuçados e pastilhas elásticas na província de Benguela, disse que a empresa vai começar a produzir dentro de nove meses.A fábrica, com capacidade de produção de 40 toneladas de biscoitos por ano, vai empregar 52 trabalhado­res.

O representa­nte da Sunrise Pulp & Papel Angola, Lda, Paulo Pombolo, disse que, num período de 15 meses, a fábrica passa a produzir por mês 34 toneladas de polpa de papel na província do Uíge. As matérias-primas são o eucalipto e a bétula, explorados localmente. Quatro milhões, 993 mil e 200 dólares é o valor do investimen­to.

Representa­ntes das empresas Yongjin-Comércio e Indústria, Lda, Adega Cooperativ­a da Azueira, SA, Glopol Angola-Indústria, Lda e Pasian Internatio­nal Company, Lda também assinaram contratos de investimen­to. A ministra da Indústria, Bernarda Martins, disse existirem outros dez projectos de investimen­to privado a serem aprovados nos próximos dias.O acto de assinatura dos contratos foi testemunha­do, além da ministra, pelo secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel.

O director da UTAIP, José Sala, assinou os documentos em nome do Ministério da Indústria.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pacote inclui fabrico de ração para animais
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Pacote inclui fabrico de ração para animais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola