Jornal de Angola

DEVOÇÃO A JESUS CRISTO Vigílias marcam Semana Santa

- BÉU POMBAL |

ASemana Santa, que termina hoje em todo o Mundo, foi vivamente celebrada nas mais diversas paróquias de Angola. Em Luanda, milhões de discípulos de Jesus Cristos não fugiram à regra e, uma vez mais, manifestar­am fervor na devoção aos preceitos da Igreja Católica, participan­do em várias actividade­s que tiveram início no passado dia 9, no Domingo de Ramos.

Na Quinta-Feira Santa, alusiva à última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos, a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, situada na zona baixa de Luanda, albergou no final da tarde e até altas horas da noite mais de mil fiéis provenient­es de todos os cantos da cidade.

Nesse dia, 13, a multidão de fiéis realizou a Vigília do Santíssimo, sob a orientação do Padre Chaca Chama. “Nesta noite de QuintaFeir­a, estamos a assinalar o momento em que Jesus foi preso pelos Judeus. A nossa igreja está a realizar a Vigília ao Santíssimo, relembrand­o o dia em que começaram os seus sofrimento­s”, explicou o prelado.

Na noite de Sexta-Feira Santa, a igreja dos Remédios voltou a acolher uma enorme moldura humana, que fontes religiosas calcularam acima de mil e quinhentos cristãos.

A missa versou sobre os acontecime­ntos que tiveram lugar no dia posterior ao começo do calvário de Cristo, que ocorreu numa sexta-feira, quando carregou a cruz e depois foi crucificad­o.

“Já contávamos receber milhares de pessoas, pelo que fomo-nos preparando há algum tempo para termos as condições para abrigar os nossos crentes sem problemas de maior. Esta é uma altura de festa, é a altura de exaltarmos o grande senhor que foi Jesus Cristo”, disse o pastor.

O Sábado de Aleluia foi marcado na Paróquia dos Remédios por um baptismo colectivo. Mais de trinca crianças e adolescent­es participar­am no ritual católico. “Nestas ocasiões, costumamos realizar dezenas de baptizados, como forma, também, de celebrar a Semana Santa”, informou o pároco.

Uma gama de livros e objectos evocativos da vida de Jesus Cristo estava à venda numa feira na Igreja da Nossa Senhora dos Remédios. Desde as primeiras horas da manhã até ao fim da tarde, inúmeros devotos acorreram ao local.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola