Jornal de Angola

Jovens apostam no desenvolvi­mento

Defendida maior fiscalizaç­ão dos projectos de impacto social em curso na região

- VICTOR PEDRO |

Jovens que visitaram sexta-feira a sede do Governo Provincial do Cuanza Sul, no Sumbe, no quadro das actividade­s alusivas ao Dia da Juventude, prometeram trabalhar mais com as estruturas provinciai­s e central do país no sentido de contribuír­em para o desenvolvi­mento sustentáve­l das comunidade­s.

Antes da visita, os jovens tiveram um encontro de cortesia com a representa­nte do secretário do governo, onde apresentar­am algumas preocupaçõ­es ligadas ao projecto de requalific­ação das cidades do Sumbe, Porto Amboim e Amboim (Gabela), conclusão da primeira fase do projecto da nova centralida­de do Cuanza Sul, bem como assuntos relacionad­os com a distribuiç­ão de terrenos para a construção dirigida, extensão da nova rede de distribuiç­ão de água e outros.

António Correia, um dos jovens da comitiva que visitou o governo provincial, defendeu uma maior fiscalizaç­ão por parte do Executivo, para que os programas e projectos dirigidos à província do Cuanza Sul tenham qualidade e sejam executados nos prazos estabeleci­dos.

Apontou o primeiro emprego, o acesso aos projectos dirigidos à juventude, habitação, acesso à formação superior para aqueles que residem fora dos municípios do Sumbe e de Porto Amboim, a falta de energia eléctrica no interior da província, a falta de infra-estruturas sociais, recreativa­s e desportiva­s como as principais preocupaçõ­es da juventude na região.

Ogénia Neto, filiada no Conselho Provincial da Juventude, saudou a iniciativa, que, defende, permitiu aos jovens interagir com o pelouro governativ­o, pois “em conjunto é possível encontrar soluções para os principais problemas que afectam a população”.

Adiantou que durante os 15 anos de paz grandes passos foram dados e surgiram no Cuanza Sul diversas infra-estruturas nos domínios social e económico, como escolas, hospitais, centros médicos, estradas e aumento da capacidade de distribuiç­ão energia e água em muitas comunidade­s.

A jovem escuteira Gina Caetano comungou a mesma ideia sobre o trabalho feito nos últimos 15 anos de paz, apesar de o país ainda ter muito que trilhar, alertando para a necessidad­e de os jovens aproveitar­em as oportunida­des proporcion­adas pelo Estado, através de infra-estruturas que têm facilitado uma formação académica, técnica e profission­al de qualidade.

O director provincial da Juventude e Desportos, Agostinho Cassessa, disse que o objectivo da visita foi saber mais sobre o funcioname­nto da sede do governo provincial e dos projectos em carteira, bem como ajudar os jovens a exterioriz­arem as suas ideias e pontos de vista sobre a actual situação social e económica da província. Fez saber que várias actividade­s, como palestras sobre projectos dirigidos aos jovens, vão ser realizadas durante este mês dedicado à juventude.

Agostinho Cassessa exortou os jovens a não esperarem só dos projectos do Executivo e a terem iniciativa­s que possam contribuir para a diversific­ação da economia, cresciment­o do país e aumento de postos de trabalho.

das actividade­s recreativa­s e desportiva­s, anunciou a realização da cruzada juvenil, onde está prevista a participaç­ão de mais de 700 jovens.

 ?? FERNANDO CAMILO|EDIÇÕES NOVEMBRO|SUMBE ?? Jovens de vários estratos sociais foram à sede do Governo Provincial do Cuanza Sul falar sobre os problemas que os afectam
FERNANDO CAMILO|EDIÇÕES NOVEMBRO|SUMBE Jovens de vários estratos sociais foram à sede do Governo Provincial do Cuanza Sul falar sobre os problemas que os afectam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola