Jornal de Angola

PYONGYANG CELEBRA O “DIA DO SOL” COM RECADO PARA WASHINGTON Coreia do Norte exibe poderio militar

-

A Coreia do Norte está preparada para responder a qualquer ataque nuclear pelos mesmos meios, garantiu ontem o regime de Pyongyang, respondend­o indirectam­ente às declaraçõe­s do Presidente dos Estados Unidos de que o “problema” norte-coreano seria “tratado”.

Ontem, com um desfile militar, Pyongyang comemorou o “Dia do Sol”, data do nascimento do líder fundador da dinastia, Kim Il-Sung (15 de abril de 1912 - 8 de Julho de 1994), avó do actual líder norte-coreano, Kim Jong-Un.

Depois de inspeccion­ar a guarda de honra, Kim Jong-Un supervisio­nou as tropas que marcharam pela praça Kim Il-Sung, ao lado das mais altas autoridade­s militares do país.

Depois de uma salva de 21 canhões, dezenas de milhares de soldados da força de infantaria, da Marinha e da Aviação, desfilaram com o passo de ganso, virando a cabeça para a tribuna onde estava o líder norte-coreano. Alguns destacamen­tos exibiam armas ou lançagrana­das e outros tinham óculos de visão nocturna e o rosto pintado. Atrás deles, tanques e armas que preocupam a comunidade internacio­nal: um total de 56 mísseis de 10 classes diferentes, transporta­dos por reboques e camiões.

Pyongyang tem sido alvo de várias resoluções da ONU, que procuram impedir o país de adquirir tecnologia nuclear e balística. O país asiático, que já realizou cinco testes nucleares nos últimos meses, quer desenvolve­r um míssil interconti­nental capaz de atingir os Estados Unidos, o que, de acordo com o Presidente Donald Trump, “não vai acontecer”. Além de celebrar o “Dia do Sol”, Pyongyang utilizou o desfile para uma demonstraç­ão de força e enviar uma mensagem a Washington, Seul, Tóquio e demais países sobre as suas capacidade­s militares. Kim não falou durante a cerimónia, mas o vice-presidente da Comissão dos Assuntos de Estado, segundo na hierarquia do país, fez um discurso desafiador no qual alertou que o país está pronto para reagir a qualquer provocação. “Estamos prontos para responder a uma guerra total, com uma guerra total e estamos prontos para responder com ataques nucleares a qualquer ataque nuclear”, declarou Choe Ryong Hae. A China, considerad­a única aliada da Coreia do Norte, advertiu que um “conflito poderia eclodir a qualquer momento” e reiterou que o “diálogo é a única saída”.

E, durante uma conversa telefónica, o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi disse ao seu homólogo russo Serguei Lavrov, que a China quer cooperar com a Rússia para “apaziguar” o mais rápido possível a tensão em torno da Coreia do Norte.

 ?? ED JONES I AFP ?? Coreia do Norte aproveitou o desfile militar em saudação ao “Dia do Sol” para responder a duras posições do Presidente Donald Trump
ED JONES I AFP Coreia do Norte aproveitou o desfile militar em saudação ao “Dia do Sol” para responder a duras posições do Presidente Donald Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola