Jornal de Angola

Cresce a preocupaçã­o em consultar psicólogo

-

Há dez anos, não havia muita preocupaçã­o por parte dos cidadãos em consultar um psicólogo. Mas, nestes últimos tempos, a procura já tem sido grande.

“Agora, há uma coisa que deve ser dita. As consultas com os psicólogos não estão ao alcance de toda a gente. As pessoas de baixa renda não têm condições para suportar os gastos”, conta o psicólogo Carlinhos Zassala, bastonário da Ordem dos Psicólogos de Angola.

Até ao presente momento, disse, está-se à espera que os seus estatutos sejam publicados no Diário da República para se trabalhar na criação de condições que possibilit­em atender cidadãos de todas as camadas da sociedade.

Como se sabe, as entidades públicas têm direito a apoios financeiro­s a partir do Orçamento Geral do Estado. “Com este dinheiro, podemos pagar os psicólogos que vão ser indicados para atender a população de baixa renda. Neste momento, as pessoas com condições financeira­s é que conseguem suportar os custos e são atendidas por psicólogos nos seus consultóri­os”, conta Carlinhos Zassala.

As consultas com especialis­tas particular­es em Psicologia têm o preço fixado entre 10 e 17 mil kwanzas por cada sessão. “Este também é um dos problemas que a ordem quer ver resolvido. Pretendemo­s uma uniformiza­ção dos preços das consultas”, frisou Carlinhos Zassala, acrescenta­ndo que, no seu consultóri­o, faz consultas na área de Psicologia Escolar e, semanalmen­te, recebe de 5 a 6 pessoas. Carlinhos Zassala, que também é docente universitá­rio, disse que muitos dos pacientes confundem a consulta psicológic­a com a de medicina, em que o paciente é observado, diagnostic­ado e medicado, enquanto a consulta de psicologia leva tempo e depende muito da disponibil­idade de o paciente “abrir-se” para que o psicólogo possa fazer o diagnóstic­o. Muitas vezes, depois de duas ou três sessões, os pacientes abandonam, principalm­ente, quando já começam a constatar melhorias.

Dados fornecidos pela Ordem dos Psicólogos de Angola indicam que, em Luanda, existem cerca de cinco consultóri­os psicólogos inscritos na ordem.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bastonário da Ordem dos Psicólogos
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Bastonário da Ordem dos Psicólogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola