Jornal de Angola

Milhares de migrantes são resgatados

-

Entre sexta-feira e domingo, mais de oito mil migrantes foram resgatados nas águas do Mar Mediterrân­eo entre a Líbia e a Itália, de acordo com dados apresentad­os por fontes oficiais e ONG que actuam na região.

Pelo menos dois mil imigrantes foram resgatados no domingo no Mediterrân­eo Central, onde também foram encontrado­s sete corpos de um naufrágio, anunciaram a Guarda Costeira da Itália e ONG que operam nesta área.

A Guarda Costeira italiana coordena as operações no Canal da Sicília e disse à agência de notícias Efe que estes migrantes foram resgatados com 21 embarcaçõe­s, e que o número de imigrantes salvos é uma estimativa, porque não havia dados oficiais e nos resgates participar­am embarcaçõe­s privadas, como dois barcos mercantes que se aproximara­m para ajudar.

No sábado, uma ONG alemã anunciou que os guardas costeiros italianos e outros navios salvaram pelo menos três mil migrantes ao largo da costa líbia. A ONG participou nas operações de salvamento e indicou que as boas condições climáticas no Mar Mediterrân­eo contribuír­am para intensific­ar as operações de salvamento.

Segundo a ONG alemã Jugend Rati, mil outras pessoas esperavam ser socorridas a bordo das suas embarcaçõe­s precárias à deriva no Mediterrân­eo e estava prevista a chegada de navios para participar nas operações de salvamento.

As autoridade­s italianas declararam que 35 operações de salvamento foram lançadas no mesmo dia.

Por outro lado, a associação Estação de Ajuda Costeira a Imigrantes informou que a sua embarcação Phoenix avistou cerca de 20 cadáveres, mas apenas conseguiu recuperar sete corpos, entre eles o de um menino de oito anos.

Os resgates de domingo, segundo a Efe, juntam-se aos 4.500 imigrantes resgatados na sábado e aos cerca de 2 mil de sexta-feira.

Um porta-voz da ONG Médicos Sem Fronteiras denunciou que os resgatados apresentav­am “sinais evidentes de torturas” sofridas nos acampament­os onde os traficante­s lhes fazem esperar na Líbia antes de embarcar para a Itália. Segundo os dados do Ministério do Interior italiano, só este ano, e sem contar com os últimos três dias, chegaram ao país 27.000 imigrantes, mais 35 por cento do que no mesmo período do ano passado, sendo que, deste universo, 3.557 são menores que viajam desacompan­hados.

Entretanto, também na sextafeira, um grupo armado líbio encerrou o oleoduto de um campo petrolífer­o localizado no sudoeste da Líbia que abastece a Itália de gás para protestar contra o que considera “ingerência de Roma nos assuntos líbios”.

Este grupo armado alega estar sob tutela do Exército Nacional dirigido pelo marechal Khalifa Haftar denuncia o apoio de Roma a grupos armados que controlam a capital da Líbia, Tripoli.

O encerramen­to deste oleoduto acontece dois dias depois do anúncio, pela Empresa Nacional Líbia de Petróleo, da abertura do oleoduto e do levantamen­to do “estado de força maior” no campo que abastece a Itália em gás.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola