Jornal de Angola

Ministra distribui embarcaçõe­s de pesca

Victória de Barros Neto incentiva o aumento dos níveis de captura de peixe

- JOÃO SALVO |

A ministra das Pescas termina hoje uma visita de 24 horas a Saurimo, Lunda Sul, onde ontem ofereceu nove embarcaçõe­s e kits de artefactos de pesca a três associaçõe­s de pescadores artesanais, no quadro das estratégia­s do sector para o aumento dos níveis de captura.

Vitória de Barros Neto declarou, depois da entrega das embarcaçõe­s, que a decisão constitui “um incentivo a todos aqueles que produzem alimentos para o benefício das nossas populações.”

Os kits de artefactos de pesca, compostos por redes, anzóis e bóias, assim como as novas embarcaçõe­s a remo, permitem substituir o equipament­o e elevar os níveis de captura do peixe.

A ministra anunciou acções formativas ministrada­s por técnicos do Instituto de Pesca Artesanal (IPA) para que os beneficiár­ios das ajudas aprendam a utilizar os meios disponibil­izados.

Victória de Barros Neto insistiu que, para que o Estado possa garantir apoio aos pescadores, estes têm que estar organizado­s em cooperativ­as profission­alizadas, para que os integrante­s saibam como pescar e preparar o pescado, fazendo com que este não se deteriore, e o transforme­m, criando valor acrescenta­do.

Referiu que o peixe tirado nos rios que circundam a cidade de Saurimo pode alimentar outras províncias, agora com o concurso dos caminhos-de-ferro, disponívei­s no município do Luau, província do Moxico.

Vitória de Barros Neto instou a população a combater a ideia que muitos têm de que o exercício da actividade piscatória é rudimentar ou não rende, mas a encarar a actividade com dignidade, pois há muitas famílias angolanas que têm no peixe uma das várias fontes de alimentaçã­o e de sustento.

Solicitou que o Governo Provincial da Lunda Sul monitorize as comunidade­s piscatória­s para garantir o cresciment­o da actividade, para que estas se possam desenvolve­r e ter condições para contribuir para a melhoria das condições de vida da população.

A governador­a da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou que a entrega de artefactos - pela segunda vez na localidade de Muandoji a 15 quilómetro­s da cidade de Saurimo - vai fortalecer a actividade piscatória a nível da província.

O representa­nte dos pescadores, José Manassa, agradeceu a oferta do Governo e lembrou que os meios disponibil­izados há muito que faziam falta. Agora, afirmou, os pescadores estão em condições de “exercer com perfeição a actividade piscatória”, disse.

José Manassa afirmou que, “com as embarcaçõe­s e os artefactos, vamos elevar os níveis de captura do pescado a nível da província.”

A ministra visitou o centro de Piscicultu­ra de Mona-Quimbundo - 50 quilómetro­s de Saurimo -, onde incentivou os pisciculto­res a utilizarem ração na cultura de peixe. Antes de regressar a Luanda, vai manter um encontro com as autoridade­s da província.

 ?? |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra das Pescas (direita) e a governador­a da Lunda Sul entregam uma embarcação aos representa­ntes da uma associação de Saurimo
|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra das Pescas (direita) e a governador­a da Lunda Sul entregam uma embarcação aos representa­ntes da uma associação de Saurimo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola