Jornal de Angola

Reclusos em Menongue aprendem a ler e escrever

- WEZA PASCOAL |

Pelo menos, 112 reclusos dos Serviços Penitenciá­rios do Cuando Cubango frequentam, desde ontem, na cidade de Menongue, aulas de alfabetiza­ção.

A coordenado­ra provincial do programa de alfabetiza­ção, Luz Bethel, que falava no acto de abertura do projecto, que decorreu no estabeleci­mento dos serviços prisionais de Menongue, disse que o mesmo terá a duração de três meses e conta com a participaç­ão de cinco facilitado­res, também reclusos.

O programa, que decorre sob o lema “Lendo o passado e escrevendo o futuro”, é dividido nos módulos I, II e III, que serão aplicados durante os três meses de formação básica da leitura e da escrita.

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Miguel Canhime, disse que a instituiçã­o que dirige está engajada na formação do homem e, sendo a cadeia um lugar para a reeducação das pessoas, surgiu a necessidad­e de fazer chegar as aulas de alfabetiza­ção àqueles que não tiveram a oportunida­de de receber uma formação, por várias razões.

Referiu que esta é também uma das formas de diversific­ar a economia, tendo em vista que só se pode diversific­ar a economia formando pessoas, para que elas saibam como gerir alguns recursos naturais, materiais e humanos.

“Não podemos permitir que vocês saiam daqui conforme entraram e sem aprender nada, queremos que, quando chegar o momento de irem para as vossas casas, possam arranjar um emprego ou abrir um negócio para garantir a vossa sobrevivên­cia e das vossas famílias.”

Por sua vez, o director provincial dos Serviços Penitenciá­rios, Paulino Mandi, agradeceu à Direcção Provincial da Educação pela formação dos reclusos, tendo em conta que muitos não sabem ler e escrever.

Paulino Mandi disse que, com estas aulas, todos os reclusos que não sabem ler e escrever poderão superar as suas dificuldad­es.

“O trabalho reeducativ­o vem em primeiro lugar, porque o nosso trabalho não é simplesmen­te encarcerar a nossa população penal. Recebemos o programa com muita satisfação, porque vai permitir alfabetiza­r os reclusos que não tiveram a oportunida­de de aprender a ler e escrever”, concluiu.

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDUIÇÕES NOVEMBRO ?? Dezenas de reclusos em salas de aula
DOMBELE BERNARDO|EDUIÇÕES NOVEMBRO Dezenas de reclusos em salas de aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola