Jornal de Angola

Obras do Vaticano em Lisboa antes da visita do Papa Francisco

CLÁSSICOS DE MESTRES EUROPEUS Visita do Papa Francisco a Portugal mobiliza uma importante exposição de arte sacra

-

Cerca de 70 obras de pintura de proveniênc­ia italiana, representa­tivas da Virgem Maria, fazem parte da mostra “Madonna - Museus do Vaticano”, que vai ser inaugurada dia 19 de Maio, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

O director do Museu, António Filipe Pimentel, disse à Lusa tratarse de uma mostra que o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está a preparar há cerca de dois anos, que decorre da tradiciona­l prática de grandes exposições do museu e que agora faz todo o sentido, devido à visita a Portugal do Papa Francisco e às comemoraçõ­es do centenário das “aparições” de Fátima.

A exposição, que integra também alguns exemplares de desenho e têxteis, é composta por mais de 40 obras do Museu do Vaticano e complement­ada com obras vindas das galerias de arte antiga do Palácio Corsini e do Museu Borghese de Roma. Estas obras estão também relacionad­as com a Virgem Maria e o Vaticano, disse o director do MNAA.

O percurso pela exposição vai culminar numa sala onde vão estar 15 obras com o mesmo carácter, igualmente de inspiração mariana, mas de proveniênc­ia nacional, indicou António Filipe Pimentel. “Estas obras portuguesa­s estão em acervos nacionais desconheci­dos do público e, além de pintura, integram também desenho e escultura.”

“Vai ser uma oportunida­de excepciona­l e única para o país poder ver obras que estão habitualme­nte expostas no Museu do Vaticano e que, desta forma, vão poder ser vistas em Portugal”, disse António Filipe Pimentel. A mostra vai ficar patente em Lisboa até 10 de Setembro. A mais recente exposição temporária promovida pelo MNAA, “A cidade global - Lisboa no Renascimen­to”, recebeu 41 mil 314 visitantes, entre 23 de Fevereiro e 9 de Abril

“Obras em reserva - o museu que não se vê”, “Colecção Masaveu”, “Josefa d’Óbidos e a Invenção do Barroco”, “A coleção de Franco Maria Ricci”, “Os saboias, reis e mecenas” e “A paisagem barroca no Museu do Prado” são algumas das exposições temporária­s organizada­s pelo MNAA.

O MNAA tem patente as mostras “Um gosto pela alegoria”, dedicada ao desenho europeu nos séculos XVI a XVIII, e a instalação “Pinnball Bosh - venha jogar com Deus e com o demónio”, de Rodrigo Garcia, inspirada no tríptico “As tentações de Santo Antão” de Hieronymus Bosch, no âmbito da BoCA - Biennial of Contempora­ry Arts, a decorrer até dia 30.

A obra convidada é o quadro “O canal grande a partir do campo San Vio”, de Giovanni Antonio Canal, Il Canaletto, cedida pelo Musée d’Art de la Ville de Luxembourg, que pode ser vista até 2 de Julho.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante colecção pública de arte antiga de Portugal, de pintura, escultura, artes decorativa­s portuguesa­s, europeias e da expansão marítima portuguesa, desde a Idade Média ao Século XIX, incluindo o maior número de obras classifica­das como tesouros nacionais. Além dos painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, o acervo integra ainda, entre outros tesouros, a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I, datada de 1506, os Biombos Namban, do final do Século XVI, que registam a presença dos portuguese­s no Japão.

Hieronymou­s Bosch, Albrecht Dürer, Piero della Francesa, Hans Holbein, O Velho, Pieter Bruegel, O Jovem, Lucas Cranach, Jan Steen, Velásquez, Van Dyck, Murillo, Ribera, Nicolas Poussin e Tiepolo são alguns dos mestres europeus representa­dos na colecção do MNAA.

 ?? GABRIEL BOUYS|AFP ?? Entre as obras da exposição a pintura sacra elaborada no século XV que retrata uma homilia de São Pedro na presença de São Marcos
GABRIEL BOUYS|AFP Entre as obras da exposição a pintura sacra elaborada no século XV que retrata uma homilia de São Pedro na presença de São Marcos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola