Jornal de Angola

Casos de cancro tendem a crescer em todo o Mundo

-

Uma pesquisa coordenada pela Agência Internacio­nal de Pesquisa sobre o Cancro, publicada na revista médica britânica ~"The Lancet" indica que a leucemia é o tipo de cancro mais comum entre crianças menores de 15 anos, totalizand­o quase um terço de todos os casos de cancro diagnostic­ados.

As lesões no sistema nervoso central ocupam a segunda posição com 20 por cento dos casos, enquanto os linfomas constituem 12 por cento, aponta a pesquisa. O artigo explica que um terço dos casos entre os menores de cinco anos correspond­em a tumores embrionári­os, como o neuroblast­oma, retinoblas­toma, nefroblast­oma e o hepatoblas­toma.

A propósito da incidência da doença oncológica nas pessoas entre 15 e 19 anos, a pesquisa apontou uma taxa anual de 185 casos por milhão de adolescent­es. Nessa faixa etária, os tumores malignos mais comuns são os linfomas, 23 por cento, seguidos dos carcinomas ou melanomas, 21 por cento.

Segundo o director da Agência Internacio­nal de Pesquisa sobre o Cancro, a doença é uma causa significat­iva de morte em crianças e adolescent­es, apesar da sua incidência relativame­nte escassa antes dos 20 anos. "Neste sentido, o extenso e novo conjunto de informação sobre o seu padrão e incidência nessas idades é vital para aumentar a conscienci­alização e, ao mesmo tempo, compreende­r e combater melhor a doença", acrescento­u.

O estudo foi realizado com dados procedente­s de 153 registos sobre cancro em 62 países, regiões e território­s, que abrangem, aproximada­mente, dez por cento da população infantil do planeta. Para a Organizaçã­o Mundial da Saúde, a maioria dos casos de cancro registados na população infantil inicialmen­te apresentam sinais e sintomas inespecífi­cos, daí que a sua detecção acontece geralmente em fases já avançadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola