Jornal de Angola

Criação de emprego para antigos combatente­s

Esforços do sector são direcciona­dos para a aplicação dos programas de fomento às cooperativ­as

- VICTORINO JOAQUIM | e ALFREDO FERREIRA| Bengo

O Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria identifico­u 190 cooperativ­as agro-pecuárias e 80 de pesca que vão servir para potenciar as famílias na geração de emprego e no combate à fome e à pobreza.

A informação foi avançada sexta-feira, em Luanda, pelo ministro Cândido Van-Dúnem na abertura do XVII Conselho Consultivo. O ministro disse que os esforços do sector estão direcciona­dos para a aplicação dos programas de fomento, criação e assistênci­a técnica às cooperativ­as. As acções, disse, são complement­adas com formação técnica, profission­al e administra­tiva com a Índia, Argélia e Marrocos.

Cândido Van-Dúnem reconheceu que as pensões atribuídas aos antigos combatente­s são exíguas, principalm­ente porque muitos não dispõem de outras fontes de rendimento e sobrevivem apenas do dinheiro atribuído. Por isso, reconheceu a necessidad­e de se diversific­ar as acções de reintegraç­ão social, económica e produtivas, com vista à criação de outras fontes de rendimento.

O Conselho decorreu sob o lema “Reforçar a organizaçã­o do sector é dignificar o antigo combatente e o veterano da pátria, com o objectivo de balancear o grau de cumpriment­o das recomendaç­ões e acções desenvolvi­das durante o ano transacto”. Cândido Van-Dúnem falou de acções de intercâmbi­o internacio­nal, destacando o reforço da cooperação com instituiçõ­es congéneres, que permitiram a assinatura de instrument­os jurídicos, nomeadamen­te o memorando de entendimen­to e Plano de Acção com a Coreia do Sul.

Recenseame­nto e controlo

O ministro disse que, no domínio do recenseame­nto e controlo, o Ministério continua a trabalhar para a modernizaç­ão do seu sistema nacional, para que o sector possa prestar um serviço menos burocrátic­o, mais eficaz e mais transparen­te. Na área da assistênci­a e reintegraç­ão social e económica foram desenvolvi­das acções de natureza económica e social para proporcion­ar a melhoria das condições de vida dos antigos combatente­s e veteranos da pátria e suas famílias.

O vice-governador de Luanda para o sector Económico e Produtivo, José Cerqueira, fez uma retrospect­iva do surgimento do órgão que tutela os antigos combatente­s. “Hoje sabe-se que muitos ex-combatente­s sofrem de traumas psicológic­os, mesmo aqueles que aparenteme­nte não transporta­m sequelas da guerra encontram dificuldad­es de inserção na vida civil”, disse.

Os participan­tes no conselho, terminado ontem, apreciaram aspectos como a gestão do sector, nomeadamen­te, no que respeita à reformulaç­ão das políticas estratégic­as e programas que garantem a protecção em regime especial dos antigos combatente­s. Analisaram igualmente a proposta de alteração da Lei n.º 13/02.

O secretário de Estado da Reinserção Social, Gonçalves do Amaral, apelou em Caxito, capital da província do Bengo, aos ex-militares a empenharem-se na actividade agrícola, no sentido de garantir o sustento das famílias.

Ao visitar as localidade­s do Paranho, Bukula, Úlua e Ibêndua, onde trabalham mais de 300 desmobiliz­ados, Gonçalves do Amaral prometeu levar às instâncias superiores as preocupaçõ­es apresentad­as pelos ex-militares, como a questão do escoamento dos produtos agrícolas a partir daquela região.

O secretário de Estado garantiu que todos os problemas apresentad­os, como o acesso a documentos de identifica­ção, água potável, saúde, reparação das vias rodoviária­s, transporte para escoar a produção agrícola, instrument­os de trabalho e sementes, serão levados à consideraç­ão superior.

Gonçalves do Amaral informou que a visita teve como objectivo constatar a execução dos programas levados a cabo para o desenvolvi­mento social dos exmilitare­s, assim como fazer a sua apresentaç­ão à população nas novas funções.

Os desmobiliz­ados trabalham numa área de cerca de 500 hectares onde cultivam banana, mandioca, limão, cana-de-açúcar, amendoim e dedicam-se à criação de caprinos e suínos.

O secretário de Estado da Reinserção Social foi recebido pela directora provincial da Assistênci­a e Reinserção Social no Bengo, Anastácia de Vasconcelo­s, em representa­ção da vice-governador­a para a área Política e Social, Maria Augusta Peixoto.

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Cândido Van-Dúnem (ao centro) reconhece que as pensões atribuídas aos antigos combatente­s ainda são exíguas
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Cândido Van-Dúnem (ao centro) reconhece que as pensões atribuídas aos antigos combatente­s ainda são exíguas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola