Jornal de Angola

Seca destruiu as colheitas de feijão e de massambala

-

Benguela pode registar escassez de feijão, milho e massambala, cuja produção foi largamente afectada pela falta de chuvas entre Dezembro de 2016 a Março último, advertiu o presidente da Confederaç­ão das Associaçõe­s e Cooperativ­as de Camponeses de Benguela (Unaca).

João Januário afirmou à Angop que prevê maus resultados para a colheita destes produtos na campanha agrícola 2016/2017, que termina em Junho, mas não saber em que dimensões, “porque, em muitos casos os prejuízos são elevados: quase tudo secou”, declarou o responsáve­l.

A campanha agrícola deste ano envolveu 35 mil chefes de família inscritos na Unaca, por via de 163 cooperativ­as e 264 associaçõe­s, prevendo -se inicialmen­te a colheita de 545 mil toneladas de cereais e de feijão plantados em 31.240 hectares cultivados.

“As plantações queimaram todas, até mesmo a massambala que é resistente ficou também seca”, afirmou o responsáve­l, notando que a combinação da falta de chuva e da abundância desta arruinou vastas plantações.

As chuvas em Benguela têm caracterís­ticas diferentes numa zona em que são semi-regulares, como na Ganda, que tem alguma relação com o clima das províncias do Huambo e Huíla (onde chove normalment­e) e outra tida como desértica, que envolve o Chongorói, Caimbambo, Bocoio e a parte ocidental do município do Cubal.

Nas zonas mais altas dos municípios da Ganda e Balombo, já se começa a colher alguns produtos, mas em quantidade pequena, nas zonas da Babaera, Canjola e no Maka-Mombolo, estando garantida a produção de tubérculos como batata-doce, batata-rena e mandioca. João Januário disse que a previsão inicial de colheita, nesta campanha deveu-se aos apoios recebidos do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA), que disponibil­izou fertilizan­tes a preços bonificado­s e à solidaried­ade dos filiados da Unaca, alguns dos quais trabalhara­m a terra, com ajuda de tractores e tracção animal.

O responsáve­l destaca a atenção prestada pelo Instituto de Desenvolvi­mento Agrário ( IDA), o que permitiu o aproveitam­ento de enormes parcelas alagadas.

 ?? PAULO MULAZA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camponeses de Benguela perdem colheita
PAULO MULAZA |EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses de Benguela perdem colheita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola