Jornal de Angola

Milhares de bovinos são vacinados na província

SERVIÇOS DE VETERINÁRI­A NO CUANDO CUBANGO

- WEZA PASCOAL|

Mais de 200 mil doses de vacinas diversas estão disponívei­s na província do Cuando Cubango para o início, nos próximos dias, da campanha de vacinação da população bovina em todo o território da região, assegurou ontem o chefe de departamen­to interino dos Serviços de Veterinári­a.

Benedito Isaac garantiu que estão preparadas na província 61.800 doses de vacinas contra a dermatite nodular, 61 mil de peripneumo­nia contagiosa bovina, 60 mil de carbúnculo sintomátic­o e 56 mil doses de hemático.

O responsáve­l informou que as doses de vacinas estão já preparadas, restando somente aguardar pelo arranque da campanha de vacinação, que está dependente de meios de transporte para a deslocação dos técnicos aos municípios e por falta de logística. Sublinhou que, em função disso, não há outra saída senão mesmo esperar até que o governo da província ou a Direcção Nacional dos Serviços de Veterinári­a criem as condições.

Falta de viaturas

“A campanha de vacinação é extensiva a todos os municípios, mas, infelizmen­te, estamos condiciona­dos, porque as viaturas que possuímos não conseguem atingir as localidade­s do interior da província, dado o estado das vias, sobretudo neste período de chuva”, lamentou. O responsáve­l lamentou o facto de a nível da província existirem apenas quatro mangas de vacinação e tanques banheiros, sendo dois no município de Menongue, um no Cuchi e igual número no Cuangar, mas ainda insuficien­tes para fazer face às campanhas de imunização que são realizadas na região.

Nesta perspectiv­a, apelou ao governo da província no sentido de construir mais mangas de vacinação e tanques banheiros definitivo­s. Lembrou que em outras localidade­s os lagos são improvisad­os, o que tem dificultad­o o trabalho dos técnicos veterinári­os.Os Serviços de Veterinári­a a nível da província contam apenas com 20 técnicos, incluindo o pessoal administra­tivo e auxiliares, que tudo têm feito para manter o funcioname­nto normal das suas actividade­s.

O chefe de departamen­to interino dos Serviços de Veterinári­a disse esperar que os criadores de gados levem os seus animais para serem vacinados durante a campanha, apesar de reconhecer que nem todos o fazem, situação que tem preocupado a instituiçã­o, por contribuir negativame­nte para o contágio de muitas doenças.

Animais de estimação

Os Serviços de Veterinári­a vacinaram contra a raiva no município sede da província, entre os meses de Fevereiro e Março deste ano, 1.882 animais de estimação, dos quais 1.768 cães, 78 gatos e 36 macacos.

O responsáve­l pelos serviços veterinári­os, Benedito Isaac, disse que, por falta de condições para a conservaçã­o das vacinas, meios de transporte e logística, não foi possível realizar a campanha de vacinação contra a raiva nos restantes municípios da província: Cuito Cuanavale, Cuchi, Mavinga, Rivungo, Dirico, Cuangar, Nancova e Calai.

A campanha realizada em Menongue decorreu sem sobressalt­os e contou com a participaç­ão de cinco técnicos veterinári­os e mais de 20 alunos finalistas do Instituto Médio Agrário.

 ??  ?? Na província existem apenas quatro mangas de vacinação e tanques banheiros número considerad­o insuficien­te para as campanhas de imunização
Na província existem apenas quatro mangas de vacinação e tanques banheiros número considerad­o insuficien­te para as campanhas de imunização

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola