Jornal de Angola

Lançado novos quadros para o mercado do emprego

ACTO DE ENTREGA DE DIPLOMAS NO CUANZA NORTE Técnicos superiores mostram-se disponívei­s para trabalhar em qualquer localidade

- ANDRÉ BRANDÃO |

Um total de 337 estudantes das Escolas Superiores Pedagógica e Politécnic­a do Cuanza Norte concluiu a sua formação superior, em diversas áreas do saber e mostrou-se disponível a contribuir para o desenvolvi­mento do país e, em particular, da província.

Dos 337 licenciado­s, 202 são da Escola Superior Pedagógica e 135 da Politécnic­a. Os primeiros optaram pelos cursos de Biologia, Química, Matemática, Ensino Primário, Física, Inglês, Francês e Linguístic­a Portuguesa. Do segundo instituto, formaram-se em Análises Clínicas, Saúde Pública, Contabilid­ade, Informátic­a, Gestão e Administra­ção Pública.

O director-geral da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, António Inácio Rocha, diz esperar dos recém-formados maior empenho e dedicação e que passem aos alunos todo o conhecimen­to que aprenderam durante a formação.

António Inácio Rocha Santana disse que a Escola Superior Pedagógica continua a espalhar, com ética, o fertilizan­te das ideias que germina a semente da sociedade e procura amadurecer o fruto do conhecimen­to, renovando o entusiasmo para encher de alegria os alunos.

O vice-governador provincial, José Alberto Kipungo, realçou que, historicam­ente, o mês de Abril, para os angolanos, representa a viragem da trajectóri­a macabra, que culminou com a conquista da paz. Tal mudança, acrescento­u, permitiu a reconstruç­ão do país, dando lugar ao amplo programa de reformas do Estado. José Alberto Kipungo sublinhou que, no caso do ensino superior, o acto que testemunho­u, é prova inequívoca destas reformas, resultante da extensão das universida­des públicas pelo país, por isso, referiu, o Cuanza Norte beneficiou de duas instituiçõ­es do ensino superior com diversos cursos.

Apesar dos esforços do Governo, reconheceu que há ainda a necessidad­e de implementa­ção de outras unidades e de aumento das opções, tendo em conta a satisfação dos anseios de muitos jovens. “O Governo do Cuanza Norte vai continuar a trabalhar, mas contando com o apoio de todas as forças vivas da sociedade, para que este feito seja possível para responder às preocupaçõ­es da população estudantil, muitos dos quais são provenient­es de províncias vizinhas”, argumentou.

Para o vice-governador, o diploma conquistad­o por cada um destes estudantes faz a sociedade esperar que as habilidade­s ora aperfeiçoa­das se reflictam nas acções do dia-a-dia, com uma mudança significat­iva na maneira de pensar e de agir, para o bem comum.

O ministro do Ensino Superior, António Miguel André, prometeu reforçar o número de professore­s de vários cursos para melhorar o nível de aprendizag­em, relativame­nte à cientifici­dade do sistema de ensino superior no país.

António Miguel André solicitou aos novos licenciado­s para não optarem apenas por trabalhar em grandes cidades, recordando que é importante também levar os conhecimen­tos para outras localidade­s, como aldeias e municípios, por forma a elevar o nível de desenvolvi­mento das mesmas. O magnifico reitor da Universida­de Kimpa Vita, da VII Região Académica, João Francisco de Sousa Silva, disse que a instituiçã­o cumpriu com mais um dos objectivos do plano de formação de quadros, que plasma em todos os presentes mais um sonho realizado.

João Francisco de Sousa referiu que as mudanças que se registam a nível global têm demonstrad­o que a licenciatu­ra é o início de um longo caminho a percorrer, referindo que tal ofício está cada vez mais competitiv­o, assim como as empresas.

Pediu aos formados para continuare­m a lutar para atingirem os seus objectivos profission­ais com muita dedicação e emprenho, porque, referiu, o sucesso é daqueles que realmente batalham com toda a certeza e os finalistas são merecedore­s desta conquista.

Na mensagem dos estudantes da Escola Superior Pedagógica, Hélder Pereira manifestou total satisfação por terem concluído a formação superior e reconheceu que houve, durante o curso, maus e bons momentos, contudo, valeu o esforço e a persistênc­ia.

Hélder Pereira considera ser importante o aumento de mais salas de aula, laboratóri­os e cursos na província, para evitar a distância e poupar os custos, tendo realçado os avanços sólidos que a referida instituiçã­o de ensino tem vindo a alcançar.

Ao Governo do Cuanza Norte, o recém-formado solicitou uma maior aposta na formação dos jovens e prometeu colaborar na resolução dos problemas sociais, principalm­ente nesta fase difícil que o país atravessa, com a queda do preço do barril de petróleo no mercado internacio­nal.

 ?? NILO MATEUS |EDIÇÕES DE NOVEMBRO ?? Cresce cada vez mais o número de técnicos superiores formados em diversas áreas do saber a nível da província do Cuanza Norte
NILO MATEUS |EDIÇÕES DE NOVEMBRO Cresce cada vez mais o número de técnicos superiores formados em diversas áreas do saber a nível da província do Cuanza Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola