Jornal de Angola

Bolsa de Valores tem código global

MERCADO DE CAPITAIS Ferramenta permite a identifica­ção de bolsas e plataforma de negociação

- KÁTIA RAMOS |

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) dispõe de um código MIC “o XBDV”, uma ferramenta de padrão internacio­nal, que permite a identifica­ção de bolsas de valor, plataforma­s de negociação e segmento de mercado. O código foi atribuído pela “SWIFT, SCRL”, enquanto entidade registador­a, no quadro da norma ISO10.383. A lista do Código de Identifica­ção de Mercado (MIC) passa a ser publicada às segundas-feiras.

Os mercados da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) dispõem, desde o dia 10 deste mês, de um código MIC “o XBDV”, uma ferramenta de padrão internacio­nal, que permite a identifica­ção de bolsas de valor, plataforma­s de negociação e segmento de mercado.

De acordo com um documento da Bodiva a que a Angop teve acesso na sexta-feira, o referido código foi atribuído pela “SWIFT, SCRL”, enquanto entidade registador­a, no quadro da norma ISO10.383.Alista do Código de Identifica­ção de Mercado (MIC) passa doravante a ser publicada todas as segundas-feiras do mês ou no dia útil seguinte, caso calhe num dia de feriado no país da Autoridade de Registo (AR) ISO 10.383.

A mesma lista de MIC inclui todos os pedidos introduzid­os pelos requerente­s até à primeira segunda-feira do mês, após a validação com êxito pela autoridade registador­a, no caso de Angola, a SWIFT, SCRL.A criação, manutenção e desactivaç­ão de Códigos de Identifica­ção de Mercado (MIC) é gratuita e operada pela Autoridade de Registo ISO 10.383, de acordo com o documento.

A Bolsa de Angola registou, em Fevereiro deste ano, um volume de 80 negociaçõe­s que movimentar­am um total de 10,6 mil milhões de kwanzas (mais de 63,8 milhões de dólares), uma redução de 29 por cento do valor negociado em relação ao mês de Janeiro.

Em Janeiro deste ano, a bolsa registou 84 negociaçõe­s que movimentar­am mais de 14,8 mil milhões de kwanzas (cerca de 89,3 milhões de dólares).

O presidente do Conselho de Administra­ção da Bodiva, António Furtado, disse recentemen­te que o mercado de capitais angolano pode exercer um papel estratégic­o capaz de influencia­r positivame­nte a regulação, supervisão e desenvolvi­mento das bolsas de valor da SADC. António Furtado referiu que o mercado angolano tem dado sinais de um grande potencial, embora esteja ainda circunscri­to à negociação de títulos da dívida pública.

“Num prazo que antevemos relativame­nte curto, iremos acolher os primeiros títulos corporativ­os, pelo que a partilha de experiênci­a neste fórum será de grande importânci­a, tendo em vista este objectivo”, assegurou. Para o gestor, Angola está plenamente alinhada e comprometi­da com os objectivos do Comité das Bolsas de Valor da SADC.

No quadro da dinamizaçã­o das bolsas de valor da SADC, Angola está a trabalhar para tornar os mercados mobiliário­s da região mais atraentes para os investidor­es nacionais e regionais, bem como aumentar a liquidez de negociaçõe­s dos mais diversos valores mobiliário­s e instrument­os financeiro­s. Entre outros contributo­s, Angola quer encorajar a transparên­cia entre os países deste comité, melhorar o seu capital intelectua­l e aprimorar a especializ­ação técnica.

Um dos aspectos centrais da cooperação dos mercados de capitais da SADC é garantir a especializ­ação crescente dos instrument­os financeiro­s para que sejam adequados às necessidad­es de financiame­nto e à captação de investimen­tos, visando dar cabal cumpriment­o dos requisitos de combate ao branqueame­nto de capitais e financiame­nto ao sector do turismo. Em 2016, a Bolsa de Dívida e Valores de Angola registou o dobro no nível de negociaçõe­s em comparação com 2015, tendo atingido um volume de transacçõe­s de 365 mil milhões de kwanzas, equivalent­e a dois mil milhões de dólares. No ano anterior (20159, as transacçõe­s foram de 104 mil milhões, de acordo com Patrício Vilar.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A BODIVA registou o dobro de negociaçõe­s no ano passado em relação a 2015
VIGAS DA PURIFICAÇíO |EDIÇÕES NOVEMBRO A BODIVA registou o dobro de negociaçõe­s no ano passado em relação a 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola