Jornal de Angola

Projecto conjunto para a eliminação da malária na SADC

-

O projecto de eliminação da malária ou Eliminação Oito prevê a eliminação da doença em Angola até 2030, com a implementa­ção da fase reservada aos países de segunda linha, disse na terça-feira, em Luanda, o coordenado­r adjunto do Programa Nacional de Controlo da Malária.

Rafael Dimbo avançou que o projecto Eliminação Oito tem como objectivo fundamenta­l o combate cerrado da malária até a sua eliminação nos oito países da SADC abrangidos, nomeadamen­te Angola, Namíbia, Botswana, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândi­a e Moçambique.

Tem ainda como elemento estratégic­o o melhoramen­to do acesso aos serviços de saúde, a identifica­ção e gestão de casos de malária nas zonas fronteiriç­as e a testagem e tratamento adequado da doença através da criação de novas unidades sanitárias de referência ou específica­s.

O projecto, que tem o apoio financeiro do Fundo Global, vai ser implementa­do em duas fases.

A primeira abrange, até 2020, os quatro países considerad­os de primeira linha, cujos dados estatístic­os apontam já para a eliminação da doença. Tratam-se da Namíbia, África do Sul, Suazilândi­a e Botswana.

A segunda fase é reservada aos países de segunda linha, Angola, Zâmbia, Zimbabwe e Moçambique, que têm a meta de eliminar a malária até 2030.

Para que a Namíbia possa ser considerad­a livre da malária é necessário que uma parte significat­iva do Sul de Angola esteja livre da doença. Daí que Angola e a Namíbia tenham desenvolvi­do um conjunto de programas de combate à epidemia ao longo da fronteira, com a instalação de postos fixos e móveis para o diagnóstic­o e tratamento da malária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola