Jornal de Angola

Líderes são postos à prova

1º de Agosto aguarda por deslizes dos concorrent­es directos na disputa do título

- ANTÓNIO DE BRITO |

Com a disputa interessan­te no topo da classifica­ção, a 12.ª jornada do Girabola Zap abre hoje com quatro jogos, que envolvem os três líderes do compeonato, designadam­ente Sagrada Esperança, Kabuscorp do Palanca e Petro de Luanda, sem colocar de parte o desafio de equipas aflitas e obrigadas a ganhar, entre o JGM do Huambo e ASA.

Apesar de não ter feito, por enquanto, qualquer declaração pública sobre a disputa do título, o Sagrada Esperança mede forças com o Santa Rita de Cássia do Uíge às 15 horas, no seu reduto, com o claro objectivo de vencer e continuar na liderança da prova, visto que o adversário está perfeitame­nte ao seu alcance.

Na condição de visitados, os anfitriões ainda não perderam qualquer desafio. Em cinco jogos disputados, o Sagrada Esperança venceu todos, marcou dez golos e não consentiu qualquer tento. Os uígenses têm para já uma deslocação difícil ao reduto dos verde e brancos.

Tal como o líder do campeonato, o Kabuscorp do Palanca tem às 16 horas um jogo aparenteme­nte mais acessível diante do 1º de Maio de Benguela, no Estádio Municipal dos Coqueiros. A jogar em casa e sempre bem acompanhad­os pelos seus adeptos, os palanquino­s pretendem regressar aos triunfos na condição de anfitriões, depois dos empates frente ao Recreativo do Libolo (2-2) e Progresso da Lunda Sul (1-1).

A equipa de Romeu Filemon persegue a quarta vitória caseira. Frente ao Kabuscorp, o técnico Agostinho Tramagal arrisca-se a consentir a terceira derrota consecutiv­a, após a estreia diante do ASA (2-1) e Sagrada Esperança (2-4).

Comparativ­amente aos “diamantífe­ros” e palanquino­s, o Petro de Launda parece ter o jogo mais complicado da jornada, porque enfrenta o FC Bravos do Maquis, no Estádio Jonas Kufuna “Mundundule­no”. A cumprir castigo federativo, o técnico Zeca Amaral procura a primeira vitória em casa e a segunda no campeonato, a fim de recolocar os “maquisarde­s” numa posição confortáve­l na tabela classifica­tiva, visto que ocupa a nona posição, com 12 pontos. Espera-se um jogo renhido e de desfecho imprevisív­el, porque os “petrolífer­os” querem manter-se na disputa dos lugares cimeiros do campeonato.

O JGM do Huambo mede forças com o ASA às 15h30, no Estádio do Ferrovia, com os dois conjuntos obrigados a vencer, por estarem numa situação bastante delicada na tabela classifica­tiva, separados por apenas um ponto. Os comandados do técnico Águias da Silva ocupam a última posição com sete pontos, ao passo que os pupilos de João Machado estão no 12.º lugar, com oito.

Este é o penúltimo dos quatro jogos do ultimato dado a João Machado pela direcção presidida por Elias José. Com quatro jogos, a ronda encerra amanhã, com realce para o “dérbi” entre o 1º de Agosto e o Interclube às 17 horas, no Estádio Nacional 11 de Novembro. O Desportivo da Huíla defronta o Progresso do Sambizanga às 15h30, no Estádio do Ferrovia, a Académica do Lobito recebe o Recreativo do Libolo às 15h30, enquanto o Recreativo da Caála joga com o Progresso da Lunda Sul às 15 horas, no Estádio Mártires da Canhala.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Os grandes do futebol começam hoje a disputar a liderança do campeonato enquanto as equipas aflitas vão procurar ganhar pontos
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Os grandes do futebol começam hoje a disputar a liderança do campeonato enquanto as equipas aflitas vão procurar ganhar pontos
 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores têm deslocação difícil ao Luena onde os maquisarde­s pretendem fazer prevalecer o factor casa para vencerem a partida
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores têm deslocação difícil ao Luena onde os maquisarde­s pretendem fazer prevalecer o factor casa para vencerem a partida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola