Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- FILOMENA JOÃO | ORLANDO PINTO | LUCRÉCIO SEBASTIÃO | LAURINDO PANZO |

Conflitos armados

Infelizmen­te, há ainda em África conflitos armados, que causam problemas graves a muitos milhões de africanos.

Um desses problemas é a fome em regiões afectadas por conflitos armados e que põe em risco a vida de milhares de pessoas no nosso continente.

Sou africano e gostava que o meu continente fosse um espaço de paz e estabilida­de. Sem estabilida­de e sem paz, o continente africano nunca conseguirá alcançar o desenvolvi­mento. Que os políticos africanos percebam que os povos do continente estão cansados de guerras. É necessário que se trabalhe para que os conflitos acabem no nosso continente. Temos um continente rico em recursos naturais, mas que em muitos casos não beneficiam os povos de África, devido aos conflitos armados.

É doloroso constatar que há países africanos independen­tes há mais de cinquenta anos, mas que continuam a ter problemas de instabilid­ade, que ceifa centenas de africanos e que gera milhares de refugiados.

Tenho entretanto a esperança de que a União Africana saberá encontrar soluções para os problemas que existem em África, sobretudo os que dizem respeito às guerras intra-estatais. Sei que se trata de uma tarefa complexa, mas alguma coisa tem de ser feita para que a África seja um continente em que os seus filhos possam desfrutar de bem-estar.

O desempenho de Gelson Dala

Espero com muita ansiedade a hora de Gelson Dala, ex-jogador do 1.º de Agosto, integrar a equipa principal do Sporting de Portugal. Tenho acompanhad­o o desempenho de Gelson Dala na equipa B deste grande clube luso e acredito que o jogador angolano poderá, na próxima época ter uma oportunida­de no plantel principal do Sporting de Portugal. Gelson Dala é um jogador com grandes qualidades. Um antigo jogador do Sporting de Portugal, por sinal angolano, tinha dito há cerca de dois anos que Gelson Dala poderia ir muito longe na sua carreira. Sou cristão e tenho rezado para que o nosso compatriot­a Gelson Dala tenha sucesso no Sporting de Portugal ou em qualquer outro clube grande da Europa. Temos de ter jogadores angolanos a actuar em grandes equipas do continente europeu, sobretudo em campeonato­s muito competitiv­os, para que possamos ter uma selecção nacional forte.

Futebol nos bairros

Penso que os treinadore­s de futebol, em particular os do escalão de formação deviam proceder continuame­nte à pesquisa de talentos nos bairros. Sei que muitos grandes jogadores angolanos foram contratado­s depois de terem sido observados nos seus respectivo­s bairros, onde se realizavam torneios. Acho que não devem ser só os jovens a irem ao encontro dos clubes que têm escolas de formação. Devem também ser os clubes a irem ao encontro dos jovens que jogam futebol nos nossos bairros suburbanos. No subúrbio, o futebol é a modalidade mais praticada, pelo que faz todo o sentido que os treinadore­s se interessem em acompanhar as partidas de futebol que lá se realizam.

Antigas glórias

Gostava que os nossos órgãos de informação, em particular as rádios e as televisões, contratass­em antigos jogadores de futebol para fazerem comentário­s sobre os mais diversos assuntos ligados à modalidade-rainha. Sei que já há antigos jogadores de futebol que colaboram com rádios e televisões no país, mas gostava que houvesse mais antigas glórias a emitirem as suas opiniões. O nosso futebol está em crise e era, quanto a mim, este o momento para que ouvíssemos as opiniões de antigos grandes jogadores de futebol, como são os casos de Joaquim Dinis, Garcia, Sarmento, Vicy, Salviano, Jesus, Santo António,Vata, Lufemba, Ndungidi, Jorge Mendonça, para só citar estes. Sou de opinião de que a experiênci­a daqueles jogadores permite-lhes emitir pontos de vista, que podem contribuir para o desenvolvi­mento do nosso futebol. Em momentos de crise, devemos ir ao encontro daqueles que, pela sua experiênci­a ou pelo seu conhecimen­to, podem ajudar a encontrar soluções para os problemas.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola