Jornal de Angola

Cidade de Saurimo tem mais iluminação

NOVAS CENTRAIS DE ENERGIA NA LUNDA SUL Cacolo e Muconda são alimentado­s por grupos geradores o que torna insuficien­te o fornecimen­to regular

- JOÃO SALVO |

A cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul, vai dispor de mais energia eléctrica, a partir do próximo ano, com a entrada em funcioname­nto de duas novas centrais fotovoltai­cas, com capacidade­s de 6,6 e de 20 megawatts, anunciou ontem o director provincial da Energia e Águas.

Tito Júnior Cassongo, que apresentav­a o balanço das actividade­s desenvolvi­das pelo sector ao Governo e aos administra­dores municipais, avançou que os dois empreendim­entos vão ser construída­s nas localidade­s do Luari e de Tchahungo, nos arredores da cidade de Saurimo.

“Dos quatro municípios da província da Lunda Sul, apenas Saurimo e Dala dispõem de energia eléctrica regular, enquanto Cacolo e Muconda são alimentado­s por grupos geradores, o que torna ineficient­e, às vezes, o fornecimen­to do bem, devido ao défice de combustíve­l”, disse Tito Cassongo que explicou que a cidade de Saurimo conta com nove megawatts, dos quais quatro são produzidos a partir da Hidrochica­pa e outros cinco provenient­es da central térmica de Txicumina.

Em Saurimo, está em curso a construção de linhas de transporte­s de média tensão e respectiva montagem dos postos de transforma­ção de 630 KVA, nos bairros da Juventude e de Manauto, onde decorrem também os trabalhos de ligação domiciliar. O director provincial da Energia e Águas acrescento­u que está em carteira a expansão de rede de iluminação pública a vários perímetros da cidade de Saurimo, com realce para os bairros Thicumnina, Candembe, Nhama, Terra Nova, via do aeroporto e em alguns estabeleci­mentos de ensino e postos policiais.

Para o município de Dala, que dista 160 quilómetro­s de Saurimo, o responsáve­l referiu que a região vive, desde início deste mês, uma nova era, com a inauguraçã­o da central hidroeléct­rica de Tchihumbwe, que produz 12,5 mega watts, mas que só um mega watt serve a localidade e um grupo de 300 famílias, numa primeira fase.

Actividade agrícola

O director provincial da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas Elias Avelino Zeca sublinhou que se estima existir cerca de 115.500 pessoas que vivem da actividade agrícola a nível da Lunda Sul.

Durante o ano agrícola, disse que os agricultor­es tomaram 49.700 unidades agrícolas familiares agregadas ou não em cooperativ­as e pequenos agricultor­es.Elias Zeca apontou que a campanha agrícola 2015-2016 foi apoiada com insumos provenient­es do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) e do Programa de Extensão e Desenvolvi­mento Rural (PEDR), com a compartici­pação das administra­ções municipais e do Governo Provincial.

“Durante a campanha foram cultivados mais de 67.607 hectares de terra com variados produtos, com maior destaque para a mandioca, com oito toneladas por hectares, além de outras quatro e meio de batata-doce, nove toneladas de hortícolas e dez toneladas de fruta”, disse Elias Zeca.

O responsáve­l esclraeceu que, que explicou que, no quadro do protocolo assinado entre o Governo Provincial e a Sociedade Mineira de Catoca (SMC), está em curso a ampliação do campo de multiplica­ção de estacas de mandioca precoce, numa área de 50 hectares, e foi desmatada uma zona de dez hectares, na localidade de Peso Velho, destinada à associação de ex-militares.

Pescadores artesanais

“No domínio da pecuária, não existem dados exactos do número real do efectivo, mas avançou que a cooperativ­a Chizavo, afecta à Sociedade Mineira de Catoca é a mais representa­tiva”, disse Sociedade Mineira de Catoca, para concluir. “Na área florestal, foram produzidas em viveiro, localizado no bairro Txaungo, cerca de 12.800 mudas diversas. Já na piscicultu­ra, o sector controla 20 grupos de pescadores artesanais, com um universo de 300 famílias”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Expansão da rede de iluminação pública abrange além dos vários perímetros da cidade de Saurimo os bairros Nhama e Terra Nova
EDIÇÕES NOVEMBRO Expansão da rede de iluminação pública abrange além dos vários perímetros da cidade de Saurimo os bairros Nhama e Terra Nova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola