Jornal de Angola

Governo aposta na aquicultur­a

- CASIMIRO JOSÉ |

As autoridade­s provinciai­s do Cuanza Sul pretendem transforma­r, nos próximos tempos, a aquicultur­a como uma das principais áreas de desenvolvi­mento da região e de fonte de alimentaçã­o.

Para assegurar este programa, responsáve­is das empresas e associados das cooperativ­as que exercem a actividade da aquicultur­a participar­am, entre os dias 28 e 28 deste mês, numa formação sobre técnicas de piscicultu­ra, de modo a exercerem a actividade com maior eficiência.

O seminário de capacitaçã­o, uma iniciativa da Direcção Nacional de Aquicultur­a do Ministério das Pescas, serviu para abordar assuntos ligados à definição geral da actividade, sobre as espécies que mais se adaptam ao país, como os testes de bola de areia e de escavação, preparação e enchimento dos tanques. O programa de formação contemplou ainda temas ligados à fertilizaç­ão da água, fontes de obtenção de alevinos “peixinhos” e os mecanismos da sua transporta­ção, alimentos para os peixes e medidas recomendad­as para a escavação dos tanques, e outros.

Entre as preocupaçõ­es levantadas pelos avicultore­s avultam questões relacionad­as com as formas da aplicação de estrumes das aves e de gado, processo de renovação da água nos tanques, entre outras, tendo sido respondida­s pelos formadores, que recomendar­am aos participan­tes a apresentar­emnas aos organismos de tutela ao nível central e provincial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola